EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E MAIS TEMPO NA ESCOLA: estratégias de Brasil e Espanha

  • Cláudia da Mota Darós Parente
  • Luján Lázaro Herrero

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil e na Espanha, identificando como articulam “educação integral/formação integral” e “tempo integral/mais tempo na escola”. A comparação entre Brasil e Espanha foi realizada com base em documentos político-legais, a partir dos quais foi possível desenvolver uma análise descritiva e comparativa. No caso brasileiro, a análise foi feita com base nas políticas de educação em tempo integral; no caso espanhol, a análise considerou a oferta de atividades extraescolares e de serviços complementares. A sistematização das políticas de ampliação da jornada escolar dos dois países mostrou que ambos possuem diferentes estratégias político-pedagógicas para atender às necessidades sócio-educativas dos alunos e de suas famílias, porém alunos brasileiros e espanhóis podem ter seu tempo ampliado na escola até 10 horas. Apesar de estratégias distintas e de limites relacionados às especificidades de cada país, ambos buscam articular “educação integral/ formação integral” e “tempo integral/mais tempo na escola”.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-06
Como Citar
Parente, C. da M. D., & Herrero, L. L. (2019). EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E MAIS TEMPO NA ESCOLA: estratégias de Brasil e Espanha. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9416