O acesso de transexuais e travestis à educação superior na perspectiva da democratização

  • Tatiane Lima UFMS
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/
Palavras-chave: Educação superior, Democratização, Acesso, Transexuais, Travestis

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a democratização do acesso considerando como transexuais e travestis se inserem nesse contexto, explorando, sobretudo, a promulgação de políticas para educação superior durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 - 2010) e de Dilma Rousseff (2011 - 2016). Para tanto, foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fontes produções acadêmicas, notícias em mídias sociais, políticas, documentos orientadores como os relatórios do Banco Mundial (BM), planos, programas e atos normativos, como portarias, resoluções, normativas, dentre outros documentos que fazem menção às pessoas transexuais e travestis no âmbito educacional. Como resultado, evidencia-se que, embora a democratização do acesso mediante as políticas de educação superior também propicie o ingresso de transexuais e travestis, ainda não são suficientes para abranger suas especificidades. Nesse contexto, as estratégias engendradas pelo Estado, pelos movimentos sociais e pelas universidades públicas, como as regulamentações de nome social, a visibilidade positiva, os cursinhos trans, as cotas nas universidades e as pesquisas quantitativas, viabilizam a integração das reivindicações consequentes das injustiças culturais e econômicas que interferem nesse processo.

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Biografia do Autor

Tatiane Lima, UFMS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2023). Pós-doutoranda na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Política de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2009). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Política de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Bolsista Produtividade Fundect/CNPq.

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Publicado
2025-02-19
Como Citar
Lima, T., & Maciel, C. E. (2025). O acesso de transexuais e travestis à educação superior na perspectiva da democratização. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 64-78. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.22403