SENTIDOS COMPARTILHADOS E LIÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Professor; Representações Sociais; Pandemia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de escola de ensino médio em tempos de pandemia, construídas por professores indicando sentimentos e possíveis lições das práticas vivenciadas. Utilizando a entrevista semiestruturada, desenvolvemos um estudo de campo com 15 professores de diferentes escolas de ensino médio de Recife-PE. Os resultados revelaram representações sociais marcadas por mudanças, adaptação à novidade ruim, tristeza e atraso na educação. O trabalho confirma o valor da escola como espaço de convivência social e aprendizagem para os estudantes e professores, bem como os prejuízos do isolamento social decorrentes da pandemia para a educação.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora Associado Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós Graduação em Educação – Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica - da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq.

 

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Publicado
2025-11-06
Como Citar
Machado, L. B. (2025). SENTIDOS COMPARTILHADOS E LIÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 31(61), 77-94. https://doi.org/10.55028/intermeio.v31i61.23586