SENTIDOS COMPARTILHADOS E LIÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de escola de ensino médio em tempos de pandemia, construídas por professores indicando sentimentos e possíveis lições das práticas vivenciadas. Utilizando a entrevista semiestruturada, desenvolvemos um estudo de campo com 15 professores de diferentes escolas de ensino médio de Recife-PE. Os resultados revelaram representações sociais marcadas por mudanças, adaptação à novidade ruim, tristeza e atraso na educação. O trabalho confirma o valor da escola como espaço de convivência social e aprendizagem para os estudantes e professores, bem como os prejuízos do isolamento social decorrentes da pandemia para a educação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Daniela Barros da Silava Freire. Se a escola pudesse ser outra coisa, que coisa ela seria? In: V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Anais eletrônicos . Brasilia, 2007 p. 1-11
ARAUJO, Samara Carla Lopes Guerra; YANOULAS, SilviaCristina. Trabalho docente, feminização e pandemia. Revista
Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 754-771, set./dez. 2020. Disponível em:
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde> Acesso em: 25.04.2022
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2007
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020.
MACEDO, Vera Lucia; SOUSA, Marco Adriano; NAVARRO, Elaine Cristina; RODRIGUES, Ataíde Lopes. Aula Remota no Ensino Médio frente à Pandemia da COVID-19: uma revisão bibliográfica. Revista Interfaces do Conhecimento. V. 2, n.3, p. 1-18, Ago/Dez,2020.
MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol 34, nº 73, p.262-280, Maio-Agosto 2021https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203 Acesso em: 25.04.2023
MAZZOTTI, Tasso Bonilha. Investigando os núcleos figurativos como metáforas. I Jornada Internacional sobre Representações Sociais. In: V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Anais eletrônicos, Natal-RN, 1998 p. 1-12.
MORAN, Jose. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Tradução: Pedro Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003
NERI, Marceli; OSÓRIO, Manuel Camilo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT – Ano 10, no 19, Jan-Jun/2021 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/revistanecat/article/view/4848/3607 Acesso em 20.08.2023
OLIVEIRA, Dalila. Andrade PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antonio. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos Da Escola, 14(30), 719–734.2021 https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212
PUGLIESI, Eduardo Jorge. Desigualdades educacionais e pandemia: a necessidade de uma pedagogia revolucionária. Revista Brasileira de Educação Básica, ano 6,Número Especial. Setembro 2020
SANTANA, Camila Lima; SALES, Karla Marise Borges. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 75–92. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-
SANTOS, Bianca Muricy dos. et. al. Enfrentamento à pandemia da COVID-19 por acadêmicos de uma universidade pública na Bahia: um relato de experiência. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, Salvador, v.1, n.e10592, p.1-16, 2020. Acesso em: 11. agos. 2023.
SOUSA, Clarilza Prado de; ENS, Romilda Teodora ; OSWALD, Serena Erendira Serrano. A construção do pensamento social de professoras e coordenadoras pedagógicas sobre a pandemia da covid-19: um estudo em representações sociais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.20929.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20929. Acesso em: 18 set. 2023.
VAZQUEZ, Daniel Arias. et al. Schoolless life and the mental health of public school students during the Covid- 19 pandemic. In SciELO Preprints. 2021 https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2329. Acesso em: 18 set. 2023.

