A ESCOLA PÚBLICA E SEUS PROFESSORES: reflexões preliminares em torno das representações sociais de estudantes universitários

  • Laeda Bezerra Machado
  • Laura Maria da Silva Andrade
  • Lucivânia Barbosa Evangelista

Resumo

Este artigo identifica o conteúdo e a estrutura das representações sociais de “ escola pública” e “professor de escola pública” construídas por estudantes das áreas de Tecnologia, Geociências, Ciências Exatas e da Natureza da UFPE. Como referencial teórico, utilizamos a abordagem estrutural das representações sociais, que tem em Jean-Claude Abric (1941-2012) seu maior expoente. Trata-se de um estudo de base qualitativa do qual participaram 80 estudantes. Os procedimentos de coleta de dados foram um questionário sócio demográfico e um teste de associação livre de palavras, com justificativas. Os dados foram analisados com o auxilio do software Iramutec. O programa faz variadas análises estatísticas de corpus textuais. Neste artigo exploramos nuvens de palavras e análise prototípica das evocações. Os resultados demonstraram que as representações sociais de escola pública do grupo pesquisado estão concentradas em dois elementos principais: ensino e professor. Tais representações são marcadas pela fragilidade do ensino, precarização da escola pública articulada ao ativo papel do professor nesse espaço. A despeito de todas as adversidades enfrentadas, o professor é um incentivador, alguém que faz a diferença na escola, pois confia e investe no desenvolvimento do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado
Docente do PPGE da UFPE
Laura Maria da Silva Andrade
Bolsista de IC
Lucivânia Barbosa Evangelista
Bolsista IC
Publicado
2018-05-22
Como Citar
Machado, L. B., Andrade, L. M. da S., & Evangelista, L. B. (2018). A ESCOLA PÚBLICA E SEUS PROFESSORES: reflexões preliminares em torno das representações sociais de estudantes universitários. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 24(47). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5909