Ser interessado: núcleo central das representações sociais do “bom aluno” de professoras

  • Andreza Maria de Lima
  • Laêda Bezerra Machado

Resumo

Este artigo identifica o núcleo central das representações sociais do “bom aluno”
construídas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife/ PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nessas representações. O referencial teórico-metodológico foi a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central. Participaram vinte professoras. Utilizamos como procedimento de coleta um Teste do Núcleo Central, cuja análise se fez com o cálculo de freqüências e Análise de Conteúdo. Nossos resultados apontaram como núcleo central das representações sociais do “bom aluno” do grupo apenas o elemento “interessado”. Este componente determina a significação e a organização dessas representações, porém não se caracteriza como invariante para as docentes. Os resultados evidenciam a polissemia subjacente a esta igualdade nominal, suas raízes sociais e simbólicas.

Biografia do Autor

Andreza Maria de Lima

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Endereço para correspondência: Rua Itamaracá, nº 180, 54730-000, Centro, São Lourenço da Mata-PE.

Laêda Bezerra Machado

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica) e do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE.

Publicado
2016-11-04