Uma Análise sobre o Atendimento Educacional Especializado: Políticas, Práticas e Formação de Professores

  • Márcia Denise Pletsch

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a implementação do atendimento educacional especializado (AEE) em nove redes de ensino da Baixada Fluminense/RJ. Nesse texto focaremos os dados sobre a formação de professores e as práticas adotadas por essas redes de ensino para executar as políticas federais de inclusão escolar que privilegiam o AEE, a ser oferecido nas salas de recursos multifuncionais e em centros de AEE. Os resultados evidenciaram dificuldades e contradições em relação à efetivação das premissas federais que orientam as práticas do AEE. Ficou evidente, ainda, a falta de clareza sobre como realizar o AEE e qual o papel e a formação do profissional que atua nesse atendimento. Por fim, a pesquisa mostrou que os serviços segregados em escolas e classes especiais continuam ocupando um espaço considerável na escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais, especialmente aquelas com deficiência múltipla e intelectual. 

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Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a implementação do atendimento educacional especializado (AEE) em nove redes de ensino da Baixada Fluminense/RJ. Nesse texto focaremos os dados sobre a formação de professores e as práticas adotadas por essas redes de ensino para executar as políticas federais de inclusão escolar que privilegiam o AEE, a ser oferecido nas salas de recursos multifuncionais e em centros de AEE. Os resultados evidenciaram dificuldades e contradições em relação à efetivação das premissas federais que orientam as práticas do AEE. Ficou evidente, ainda, a falta de clareza sobre como realizar o AEE e qual o papel e a formação do profissional que atua nesse atendimento. Por fim, a pesquisa mostrou que os serviços segregados em escolas e classes especiais continuam ocupando um espaço considerável na escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais, especialmente aquelas com deficiência múltipla e intelectual. 

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Publicado
2016-11-01
Como Citar
Pletsch, M. D. (2016). Uma Análise sobre o Atendimento Educacional Especializado: Políticas, Práticas e Formação de Professores. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(36). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2379