O Estudo dos Campos de Tradução de uma mesma Política: Análise das Tecnologias Digitais no AEE

  • Marília Segabinazzi
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes
  • Marcia Denise Pletsch

Resumo

Este artigo analisa a tradução das políticas de inserção de tecnologias digitais nas salas de recursos multifuncionais em duas redes de ensino: Florianópolis – SC e Belford Roxo– RJ. Trata-se de um recorte da pesquisa, que dialoga com dois projetos “Escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação de aprendizagem” e “Tablets, computadores e laptops: análise sobre políticas e aspectos pedagógicos das novas tecnologias na escola”, financiados pelo OBEDUC/CAPES. Buscando compreender a ação da gestão na tradução destas políticas a partir do método de análise o Ciclo de Políticas Educacionais, para a investigação desenvolveu-se as seguintes ações: estudo sobre o ciclo de políticas e a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e seus desdobramentos em relação às tecnologias digitais, com uso de fontes bibliográficas e documentais; trabalho de campo realizando entrevistas e observações diretas; Sistematização dos dados, considerando as diferenças dos contextos locais estudados e observando a influência das variáveis locais na tradução das
políticas. Entre outros aspectos, verificou-se que o método do ciclo de políticas permite interpretar a política no contexto local, a partir do que o configura, sem perder de vista o texto da política e as influências que a originaram.

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Biografia do Autor

Marília Segabinazzi

Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGE/UDESC

Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEduc/UFRRJ

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Segabinazzi, M., Mendes, G. M. L., & Pletsch, M. D. (2016). O Estudo dos Campos de Tradução de uma mesma Política: Análise das Tecnologias Digitais no AEE. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2334