O trabalho e a formação do professor nos anais da ANPED: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural

  • Marilda Gonçalves Dias Facci
  • Nilza Sanches Tessaro Leonardo
  • Rosane Gumiero Dias da Silva

Resumo

Este artigo objetiva apresentar as teorias que sustentam o trabalho e a formação do professor contempladas nos textos publicados nos Anais da ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação - no período de 2002 a 2006 nos grupos de trabalho Educação Fundamental, Didática, Formação de Professores e Psicologia da Educação. Foram analisados 305 textos, dos quais 124 tratavam do trabalho ou da formação de professores e os demais versavam sobre questões gerais. A partir das concepções pedagógicas de tendência crítica e não-crítica de Saviani, verificamos que a maioria dos textos (79,83%) apresenta uma tendência não-crítica, sendo a compreensão da atividade docente fundamentada na Teoria do Professor Reflexivo e na Pedagogia das Competências. Constatamos que os autores raramente se apoiam na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica para analisar a prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Gonçalves Dias Facci

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-UEM e do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UEM, Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara.

Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-UEM e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Rosane Gumiero Dias da Silva

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-UEM. Doutora em Educação pela UNICAMP.

Publicado
2016-11-07
Como Citar
Facci, M. G. D., Leonardo, N. S. T., & Silva, R. G. D. da. (2016). O trabalho e a formação do professor nos anais da ANPED: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 16(31). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2451