O trabalho e a formação do professor nos anais da ANPED: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural
Resumo
Este artigo objetiva apresentar as teorias que sustentam o trabalho e a formação do professor contempladas nos textos publicados nos Anais da ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação - no período de 2002 a 2006 nos grupos de trabalho Educação Fundamental, Didática, Formação de Professores e Psicologia da Educação. Foram analisados 305 textos, dos quais 124 tratavam do trabalho ou da formação de professores e os demais versavam sobre questões gerais. A partir das concepções pedagógicas de tendência crítica e não-crítica de Saviani, verificamos que a maioria dos textos (79,83%) apresenta uma tendência não-crítica, sendo a compreensão da atividade docente fundamentada na Teoria do Professor Reflexivo e na Pedagogia das Competências. Constatamos que os autores raramente se apoiam na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica para analisar a prática pedagógica.