TEORIAS PSICOLÓGICAS E O TRABALHO DO PROFESSOR: ANÁLISE EM PERIÒDICOS A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.

  • Laíssa Muniz da Silva
  • Marilda Gonçalves Dias Facci
  • Rosane Gumiero Dias da Silva

Resumo

Consideramos fundamental compreender a atividade docente, visto que a escola é uma instituição que tem como função possibilitar aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente construídos. Desta forma, esse texto tem como objetivo analisar quais teorias psicológicas têm contribuído para a compreensão do trabalho do professor. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica em sete periódicos da Psicologia e um periódico da Educação, no período de 2002 à 2006, tomando como pressuposto a análise da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados obtidos, do total de 1142 artigos consultados indicam que somente 3,06% (35) tratam do trabalho do professor, e destes, apenas dois artigos (5,71%) têm como perspectiva teórica a Psicologia Histórico-Cultural. Concluindo, destacamos a necessidade de mais estudos acerca da atividade
docente na área de Psicologia, pois, como Vigotski afirma, cabe ao professor fazer a mediação entre os conteúdos curriculares e os alunos, contribuindo para o desenvolvimento psicológico daqueles que passam pelo processo de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíssa Muniz da Silva

Aluna do curso de Psicologia da UEM.

Marilda Gonçalves Dias Facci

Professora do Departamento de Psicologia da UEM, doutora em Educação Escolar pela UNESPAraraquara, coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Psicologia-UEM.

Rosane Gumiero Dias da Silva

Professora do Departamento de Psicologia da UEM, doutora em Educação pela UNICAMP.

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Silva, L. M. da, Facci, M. G. D., & Silva, R. G. D. da. (2016). TEORIAS PSICOLÓGICAS E O TRABALHO DO PROFESSOR: ANÁLISE EM PERIÒDICOS A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(27). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2507