TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
O objetivo deste artigo é pensar algumas questões referentes à educação inclusiva à luz da teoria crítica. São expostas algumas das contradições desta sociedade, salientando que não possibilita que haja igualdade, já que é necessário para sua manutenção que exista a dominação da vasta maioria da população por uma minoria e a competição entre todos, estabelecendo-se uma hierarquia dos mais e dos menos aptos. Dessa forma, é difícil se lidar com as diferenças dentro desse contexto, sobretudo, as que lembram a fragilidade, dado o esforço que fazemos em suprimir o que se considera fraqueza. Nesta sociedade, a educação tem predominantemente como objetivo a adaptação àquela hierarquia; a educação inclusiva, por sua vez, pode ser defendida como aquela que ao mesmo tempo em que indica os limites sociais, aponta a necessidade da transformação social para cumprir seu objetivo de educar a todos. A formação de classes homogêneas quanto ao desempenho escolar, a idéia de talento, o incentivo à competição, são criticados, tendo em vista o desenvolvimento da sensibilidade e a identificação com o diverso.