TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • José Leon Crochík
  • Nicole Crochík

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar algumas questões referentes à educação inclusiva à luz da teoria crítica. São expostas algumas das contradições desta sociedade, salientando que não possibilita que haja igualdade, já que é necessário para sua manutenção que exista a dominação da vasta maioria da população por uma minoria e a competição entre todos, estabelecendo-se uma hierarquia dos mais e dos menos aptos. Dessa forma, é difícil se lidar com as diferenças dentro desse contexto, sobretudo, as que lembram a fragilidade, dado o esforço que fazemos em suprimir o que se considera fraqueza. Nesta sociedade, a educação tem predominantemente como objetivo a adaptação àquela hierarquia; a educação inclusiva, por sua vez, pode ser defendida como aquela que ao mesmo tempo em que indica os limites sociais, aponta a necessidade da transformação social para cumprir seu objetivo de educar a todos. A formação de classes homogêneas quanto ao desempenho escolar, a idéia de talento, o incentivo à competição, são criticados, tendo em vista o desenvolvimento da sensibilidade e a identificação com o diverso.

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Biografia do Autor

José Leon Crochík

Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, a quem este autor agradece.

Nicole Crochík

Pós-graduanda no Curso de Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Crochík, J. L., & Crochík, N. (2016). TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(28). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2494