UM ESTUDO DO PRECONCEITO E DE ATITUDES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Dulce Regina dos Santos Pedrossian
  • José Leon Crochík
  • Branca Maria de Menesesi
  • Janaina Pulcheria Pinheiro Morais
  • Taline de Lima e Costa
  • Tatiana Quintana Samper
  • Tatiane Superti
  • Thays Marcondes de Oliveira
  • Thiago Oliveira Custódio

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar a atitude a respeito da educação inclusiva de alunos de Licenciatura e a relação dessa atitude com o preconceito e com a ideologia. Foram aplicadas a 162 acadêmicos - idade entre 17 e 25 anos -, de cursos de Licenciatura de duas universidades da cidade de Campo Grande - MS, as escalas de atitudes a respeito da educação inclusiva, de manifestação de preconceito, de ideologia da racionalidade tecnológica e do fascismo. Os resultados obtidos indicaram que a atitude dos sujeitos tendeu a ser favorável à educação inclusiva e que o preconceito foi a variável mais relacionada a essa atitude, isto é, quanto mais favorável foi a atitude dos sujeitos em relação à educação inclusiva, menor foi a manifestação do preconceito.

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Biografia do Autor

Dulce Regina dos Santos Pedrossian

Coordenadora da pesquisa em referência. Psicóloga e Profª Colaboradora do Departamento de Ciências Humanas do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Orientador da pesquisa em referência. Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP, bolsista do CNPq.

José Leon Crochík

Orientador da pesquisa em referência. Professor Titular o Instituto de Psicologia da USP, bolsista do CNPq.

Branca Maria de Menesesi

Psicóloga e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Janaina Pulcheria Pinheiro Morais

Acadêmica do 5° ano do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ-UFMS.

Taline de Lima e Costa

Acadêmica do 5° ano do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ-UFMS.

Tatiana Quintana Samper

Acadêmica do 5° ano do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ-UFMS.

Tatiane Superti

Acadêmica do 5° ano do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQUFMS.

Thays Marcondes de Oliveira

Acadêmica do 5° ano do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQUFMS.

Thiago Oliveira Custódio

Acadêmico do 4° ano do Curso de Ciências Sociais.

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Pedrossian, D. R. dos S., Crochík, J. L., Menesesi, B. M. de, Morais, J. P. P., Costa, T. de L. e, Samper, T. Q., Superti, T., Oliveira, T. M. de, & Custódio, T. O. (2016). UM ESTUDO DO PRECONCEITO E DE ATITUDES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(28). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2496

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