Desenvolvimento e Educação dos Sentimentos na Atualidade

  • Isilda Campaner Palangana
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch
  • Áurea Maria Paes Leme Goulart

Resumo

Este trabalho discute o desenvolvimento dos sentimentos, considerando o impacto da cultura e da educação escolar nesse processo. Tal intento é levado a termo com base, de um lado, nos escritos de autores clássicos da Teoria Histórico-Cultural, que dão a conhecer a gênese e o desenvolvimento das funções psíquicas, logo, também, dos sentimentos; de outro lado, busca nos pensadores da Teoria Crítica – mais precisamente em Herbert Marcuse e Theodor W. Adorno – elementos para compreender a influência da cultura mercantil no referido desenvolvimento. Fundamentadas nesses referenciais, as reflexões realizadas mostram que à educação escolar é imprescindível ter claro como ocorre a formação das capacidades cognitivas e sentimentos humanos, os fatores que influem de maneira decisiva nessa formação, para que nela possa atuar com propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isilda Campaner Palangana

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá – mestre em Psicologia da Educação – PUCSP; doutora em Educação: História e Filosofia da Educação – PUC-SP.

Maria Terezinha Bellanda Galuch

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá – Brasil; mestre em Educação – UEM; doutora em Educação: História, Política, Sociedade – PUC-SP.

Áurea Maria Paes Leme Goulart

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação
da Universidade Estadual de Maringá – Brasil; mestre em Educação – USP; doutora em Educação – USP.

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Palangana, I. C., Galuch, M. T. B., & Goulart, Áurea M. P. L. (2016). Desenvolvimento e Educação dos Sentimentos na Atualidade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(23). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2528