Interação entre crianças com e sem necessidades educacionais especiais: possibilidades de desenvolvimento

  • Márcia Aparecida Marussi Silva
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch

Resumo

No presente trabalho investigamos as relações entre alunos com necessidades educacionais especiais e os demais alunos, no contexto do ensino regular, visando compreender que tipo de interação contribui com a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Buscamos na teoria histórico-cultural elementos para analisar o conceito de interação, evidenciando-o como um processo fundamental na aprendizagem. Analisamos as práticas de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais e os demais alunos, entendendo-as como processos de interação que proporcionam a apropriação dos conteúdos escolares. Constatamos a necessidade da ressignificação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais e uma maior reflexão dos professores quanto à prática pedagógica no sentido de oportunizar
a interação aluno-aluno.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Marussi Silva

Mestre em Educação – Universidade Estadual de
Maringá – PR.

Maria Terezinha Bellanda Galuch

Doutora em Educação – Universidade Estadual
de Maringá – PR

Publicado
2016-11-07
Como Citar
Silva, M. A. M., & Galuch, M. T. B. (2016). Interação entre crianças com e sem necessidades educacionais especiais: possibilidades de desenvolvimento. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(30). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2461