A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
Resumo
Este artigo tem como objetivo buscar nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural contribuições para a compreensão da relação teoria e prática na formação inicial do pedagogo. Para tanto, toma como fonte de análise os relatórios de Estágio Supervisionado dos estudantes dos 5º e 6º períodos do Curso de Pedagogia, concebendo-os como os articuladores dos conteúdos das disciplinas que compõem a matriz curricular e as práticas pedagógicas analisadas pelos acadêmicos em situações de estágio. Para a teoria que orienta este estudo, a apropriação de conhecimentos – considerados como mediadores culturais – é o meio pelo qual cada novo indivíduo desenvolve suas capacidades intelectivas, tornando-se parte do gênero humano. Sem perder de vista as contradições que emergem da sociedade capitalista, dos pressupostos depreende-se a possibilidade de os conhecimentos historicamente produzidos e sistematizados na área da ciência pedagógica atuarem como elementos mediadores entre o sujeito e a prática pedagógica, no momento de elaboração dos relatórios de estágio, quando se exige uma reflexão teórica sobre a prática vivenciada. Nessa perspectiva, portanto, a unidade teoria e prática se efetiva mediante a formação do pensamento teórico.Downloads
Referências
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