A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

  • Alessandra Peternella
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch

Resumo

Este artigo tem como objetivo buscar nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural contribuições para a compreensão da relação teoria e prática na formação inicial do pedagogo. Para tanto, toma como fonte de análise os relatórios de Estágio Supervisionado dos estudantes dos 5º e 6º períodos do Curso de Pedagogia, concebendo-os como os articuladores dos conteúdos das disciplinas que compõem a matriz curricular e as práticas pedagógicas analisadas pelos acadêmicos em situações de estágio. Para a teoria que orienta este estudo, a apropriação de conhecimentos – considerados como mediadores culturais – é o meio pelo qual cada novo indivíduo desenvolve suas capacidades intelectivas, tornando-se parte do gênero humano. Sem perder de vista as contradições que emergem da sociedade capitalista, dos pressupostos depreende-se a possibilidade de os conhecimentos historicamente produzidos e sistematizados na área da ciência pedagógica atuarem como elementos mediadores entre o sujeito e a prática pedagógica, no momento de elaboração dos relatórios de estágio, quando se exige uma reflexão teórica sobre a prática vivenciada. Nessa perspectiva, portanto, a  unidade teoria e prática se efetiva mediante a formação do pensamento teórico.

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Biografia do Autor

Alessandra Peternella
Mestre en Educação pela Universidade Estadual de Maringá
Maria Terezinha Bellanda Galuch
Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação

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Publicado
2016-11-01
Como Citar
Peternella, A., & Galuch, M. T. B. (2016). A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(34). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2390