O SER HISTÓRICO-TEMPORAL DA PEDAGOGIA DE RATKE ATRAVÉS DA CATEGORIA SINGULAR/UNIVERSAL

  • Sandino Hoff

Resumo

Este estudo analisa o ser histórico-temporal da pedagogia criada e organizada por Wolfgang Ratke para as regiões de língua alemã, no início do século XVII. Sua proposta de “educação para todos” e sua arte de ensinar precedem à didática de Comênio e fundam-se no pensamento burguês. A análise tem por objeto as atividades educacionais de Ratke a partir da abordagem da categoria singular/ universal. Neste sentido, o capital comercial e sua ideologia singularizam-se nas atividades de uma educação generalizada, organizada à luz da natureza, para todos os filhos da religião luterana. Entretanto, seu método de ensino, objetivo, eficiente, operacional, prático e utilitário, inscreve-se na produção material da manufatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandino Hoff

Doutor, Professor da Universidade do Contestado (UnC)

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Hoff, S. (2016). O SER HISTÓRICO-TEMPORAL DA PEDAGOGIA DE RATKE ATRAVÉS DA CATEGORIA SINGULAR/UNIVERSAL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 8(15). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2625