ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA E NO CENTRO DE SAÚDE UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL

  • Constantina Xavier Filha

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir os dados levantados em uma pesquisa sobre o processo de orientação sexual desenvolvido pelo Centro de Saúde Especial da Criança e do Adolescente em escolas  públicas municipais de Campo Grande, MS, do qual participaram adolescentes, pais, mães e responsáveis dos alunos e educadores. A pesquisa teve como objetivo avaliar o projeto, bem como detectar as principais dificuldades da vivência da orientação sexual nos olhares dos atores que dele participaram e avaliaram. O pressuposto teórico de análise dos dados foi o da Relação de Gênero, proporcionando entender como a sexualidade é vivenciada de forma diferenciada por meninos e meninas. Enquanto a visão dos meninos é mais genitalizada, as meninas projetam uma visão mais romântica, muito baseada na cultura dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha

Professora Mestra do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2016-11-21
Como Citar
Filha, C. X. (2016). ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA E NO CENTRO DE SAÚDE UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 5(9-13). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2640