QUATRO TESES SOBRE A PRODUÇÃO MATERIAL DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

  • Gilberto Luiz Alves

Resumo

As quatro teses que integram este ensaio contêm apontamentos preliminares para a elaboração de uma história da escola pública de educação geral. É uma história que ainda não foi escrita. Sua originalidade consiste em privilegiar a abordagem da escola sob a ótica de sua produção material. A primeira tese discute os determinantes do processo de universalização da instituição escolar. A segunda, discorre sobre a vulgarização do conteúdo do trabalho didático, que acompanha essa universalização. A terceira, trata da função social dominante dessa modalidade de escola na época hegemonizada pelo capital financeiro cuja essência é dada pelo parasitismo. Por fim, a quarta e última tese aborda a crise que atinge a reprodução material da escola, em nosso tempo, por força da crise mais geral do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Luiz Alves
Professor de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação no Curso de Mestredo em Educação do Centro de Ciência Humanas e Centro de Ciências Humanas e Sociais/UFMS.
Publicado
2016-11-25
Como Citar
Alves, G. L. (2016). QUATRO TESES SOBRE A PRODUÇÃO MATERIAL DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2722