Análise de Desigualdades Educacionais entre Negros e Brancos nas PNADS 2003 a 2013, no Ensino Médio, Região Metropolitana de Curitiba
Resumo
Em revisão bibliográfica sobre relações étnico-raciais no ensino médio observamos lacuna no que diz respeito a estudos que analisam os indicadores sociais do ensino médio no intercruzamento com raça-etnia. O trabalho então voltou o foco para a análise de tal cruzamento, analisando índices de ingresso e de conclusão no Ensino Médio, a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD dos anos 2003, 2008 e 2013. A inserção do jovem negro no Ensino Médio ao longo da década de 2003 a 2013 na Região Metropolitana de Curitiba, apesar da contínua desigualdade em relação aos jovens brancos, apresentou contradições em diferentes indicadores, com redução nas diferenças em alguns dos índices educacionais. Observou-se que, por um lado diversos indicadores apontam para a redução nos índices de desigualdades se observado os dados do ingresso e conclusão dos estudantes negros ao longo de uma década (2003 a 2013), por outro outros indicadores apontam a persistência de desigualdade entre brancos e negros nesta etapa de ensino. Em especial os dados das escolas públicas no primeiro e terceiro anos apontam que a entrada no ensino médio teve impacto relevante e os estudantes negros conseguem em maior grau acessar esta etapa. Por outro lado, no terceiro ano a desigualdade aumenta, o que indica um processo seletivo, que pode ser interpretado como a persistência de processos intraescolares de discriminação racial. A principal conclusão do estudo, portanto, é que o conjunto de medidas que impactam positivamente para a educação básica brasileira ao longo dos anos, melhorou as condições educacionais da população negra no ensino médio, Região Metropolitana de Curitiba. Ao mesmo tempo desigualdades raciais importantes foram mantidas, reforçando as teses sobre as formas de discriminação no interior da escola que dificultam o sucesso do alunado negro.Downloads
Referências
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