EDUCAÇÃO INTEGRAL EM RONDÔNIA: Projeto Guaporé idas e vindas de uma experiência educacional “desastrosa”

  • Francisco Roberto da Silva de Carvalho
  • Silvana de Fátima dos Santos
  • Carmen Tereza Velanga

Resumo

Este artigo aborda uma das experiências educacionais realizadas em Rondônia, descrevemos em três parte a implantação do Projeto Guaporé e suas finalidades; a revitalização e por último tratamos das notas do índice de desenvolvimento da educação básica relacionado as escolas participantes do programa. O objetivo geral deste artigo é analisar a implantação do Projeto Guaporé de Educação Integral de Rondônia. O trabalho teve cunho bibliográfico que fundamentou o texto por meio dos autores Carvalho (2018), Barbosa e Mello (2015), Chirinea e Brandao (2015), Fernandes (2007), Schneider e Nardi (2012), Silva (2009). Fizemos uso da pesquisa documental, para analisar a legislação, os projetos de criação e os dados das avaliações de desempenho e rendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Consideramos que o tema educação integral é instigante, pois refletem a realidade vivenciadas em escolas brasileiras, por meio da meta 6 do Plano Nacional de Educação e a temática deve ser tratada com respeito e não ser apenas mais uma experiência educacional que são impostas nas escolas, pelas secretárias de educação, os programas e projetos de educação integral devem ser pensados e estudados antes de serem instituídos e o sucesso vai depender do apoio financeiro e estrutural das escolas ao qual recebem o projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-06
Como Citar
Carvalho, F. R. da S. de, Santos, S. de F. dos, & Velanga, C. T. (2019). EDUCAÇÃO INTEGRAL EM RONDÔNIA: Projeto Guaporé idas e vindas de uma experiência educacional “desastrosa”. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9426