Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir pro rodapé

InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS

  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Equipe Editorial
    • Foco e Escopo
    • Copyright policy
    • Política de Arquivamento
    • Declaração de Privacidade e Proteção de Dados
    • Colour Printing Charges
    • O processo de submissão online
    • Submissões
  • Adesão ao Ecossistema Ciência Aberta
  • Notícias
  • Atual
  • Arquivos
  • Diretrizes para Autores
  • Processo para a avaliação dos Textos
  • Verificação de similitudes/Política antiplágio
  • The Creative Commons Licensing
  • Ética e Boas Práticas Editoriais
  • Contato
Buscar
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Notícias

 

 

  • Nota técnica: Nova metodologia para a avaliação dos Periódicos científicos

    2025-11-03

    A Revista InterMeio apresenta esta nota técnica com o objetivo de informar a comunidade acadêmica sobre as mudanças em curso no modelo de avaliação dos periódicos para o ciclo 2025–2028.

    A transição do sistema Qualis-periódicos para uma abordagem centrada na qualidade dos artigos publicados representa uma inflexão significativa na lógica avaliativa da pós-graduação brasileira, com impactos diretos sobre programas, periódicos e práticas editoriais.

    Fala do coordenador da área de Educação na CAPES

    Durante a 42ª Reunião Nacional da ANPEd, realizada em João Pessoa, o professor Ângelo Ricardo de Souza, coordenador da área de Educação na CAPES, destacou que:

    • A CAPES não avalia periódicos, não sendo esse o seu objetivo, destacando que o Qualis sempre foi uma referência indireta voltada à qualidade da produção científica.
    • O relatório de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), referente ao período 2021–2024, será publicado em 12 de janeiro de 2026, sem a tradicional tabela Qualis.
    • Ainda não está decidido se haverá um anexo com nova classificação editorial.
    • Haja ou não esse anexo, caberá aos PPGs, comissões de área, pró-reitorias e editoras estabelecer seus próprios critérios e dinâmicas para aplicar o novo modelo, de forma lógica, qualitativa e quantitativa, atendendo aos critérios de qualidade dos artigos.

    Contribuição da representante do FEPAE

    Olívia Morais de Medeiros Neta, representante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), reforçou a importância de:

    • Valorizar a diversidade editorial e o papel dos periódicos nacionais de acesso aberto.
    • Reconhecer o impacto social e regional das revistas da área de Educação, que nem sempre se enquadram nos critérios bibliométricos internacionais.

    Mudança de centralidade: do periódico ao artigo

    • O foco da avaliação deixa de ser o periódico e passa a ser o desempenho do artigo: número de citações, impacto, relevância social e presença em bases indexadoras.
    • Os artigos serão classificados segundo três categorias nos periódicos dos quais eles procedem: Consolidados; Em consolidação; Não consolidados.

    Critérios para periódicos consolidados

    Para que um artigo seja considerado publicado em periódico consolidado, espera-se que a revista cumpra uma ou mais das seguintes condições:

    • Estar indexada no Web of Science, Scopus, SciELO (Educ@) ou Google Scholar com índice h ≥ 5
    • Também são consideradas bases como Redalyc, Latindex, MIAR, Diadorim, Dialnet e ERIH PLUS, entre outras, especialmente nas categorias Em consolidação e Não consolidados.

    Temores e tensões

    • Há receio de que periódicos atualmente classificados como A sejam reposicionados como Em consolidação ou Não consolidados, gerando insegurança editorial.
    • A transição exige amadurecimento institucional, pois os elementos de avaliação mudaram radicalmente.
    • A área de Educação enfrenta desafios específicos, por sua produção estar mais voltada ao impacto social e menos presente em bases internacionais.

    Caminhos possíveis

    • A responsabilidade pela valorização dos periódicos não é apenas dos editores.
    • É necessário um trabalho conjunto entre: Programas de Pós-Graduação; Comissões de área; Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, e Editoras universitárias.
    • Essa articulação pode fortalecer a presença dos periódicos em bases indexadoras, melhorar práticas editoriais e garantir coerência na aplicação dos novos critérios.

     

    Equipe Editorial

    Saiba mais Saiba mais sobre Nota técnica: Nova metodologia para a avaliação dos Periódicos científicos
  • A InterMeio e o Ecossistema Ciência Aberta (eCA)

    2023-05-12

    Seguimos acreditando no processo de aprimoramento das nossas práticas; acreditando com novas tecnologias sociais e trabalhando na meta. 

    Uma das áreas nas quais a Revista InterMeio tem trabalhado de forma intensiva nos últimos meses é na adequação das suas práticas e tecnologias de ação para o Ecossistema Open Science. Convidamos vocês a ler a Adesão ao Ecossistema Ciência Aberta.

    Leia, compartilhe:

    Adesão ao Ecossistema Ciência Aberta

    Siga também a nossa conta em Instagram, comente e fique ligado às nossas atualizações: @revista.intermeio

     

    Saiba mais Saiba mais sobre A InterMeio e o Ecossistema Ciência Aberta (eCA)
  • ORCiD e DOI na InterMeio

    2023-04-15

    A InterMeio cada vez mais adequada ás tendências e boas práticas editoriai internacionais.

    Saiba mais Saiba mais sobre ORCiD e DOI na InterMeio
  • A InterMeio no Instagram: tradição e vanguarda.

    2023-04-03

    A InterMeio segue com seu projeto de aprimoramento e posicionamento digital para estar cada vez mais perto de sua comunidade.

    Saiba mais Saiba mais sobre A InterMeio no Instagram: tradição e vanguarda.
  • Chamada para dossiê: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 2

    2023-03-28

    Caros/as pesquisadores/as:

    A Revista InterMeio anuncia -a pedido de vários autores- a PRORROGAÇÃO DO PRAZO FINAL DE RECEPÇÃO DE ARTIGOS -  Dossiê “CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 2”, até o dia 01 de outubro de 2023.

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para dossiê: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 2
  • Chamada para dossiê: Educação comparada e Internacionalização

    2023-01-24

    A Revista InterMeio abre chamada de artigos para compor o Dossiê “Educação comparada e Internacionalização”, janeiro 2023 - abril 2023. Confira o novo prazo de entrega.

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para dossiê: Educação comparada e Internacionalização
  • CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE ÁRBITROS

    2022-02-18

    Capturar3.PNG

    A Revista InterMeio, Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS), abre chamada para credenciamento de novos árbitros – Processo 2022. O objetivo desta chamada é fortalecer o corpo de avaliadores, ao tempo que abrimos o leque ao processo de internacionalização e circulação do conhecimento com o convite de pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros. Nossa Revista está publicando em português, espanhol, inglês e francês como línguas francas usadas na América e em outros continentes, além de estar em transição para a metodologia e gestão de textos a fluxo contínuo.

    Para saber mais, clique aqui.

    Para acessar o site da Revista Intermeio, clique aqui.

    Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE ÁRBITROS
  • Chamada de Artigos para a Revista Intermeio

    2022-02-17

    Chamada1.PNG

    A Revista InterMeio abre chamada de artigos para compor o Dossiê “Sociedade, Sociologia e Conhecimento nos processos da Educação: abordagens desde a Teoria dos Códigos de Legitimação de Karl Maton”.

    Período de submissão: 30/01/2022 a 30/04/2022.

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Artigos para a Revista Intermeio
  • Prorrogação de prazo para submeter artigos para o dossiê de 2021/2.

    2021-07-08

    A revista InterMeio prorrogou o prazo para submissão de artigos para o dossiê de julho-dezembro de 2021. A Comissão Editorial elegeu como tema “Formação de professores e práticas pedagógicas: relações entre memória e experiências na construção de identidades docentes”.

    Os artigos poderão ser submetidos até o dia 30 de julho de 2021.

    Para maiores informações, clique aqui.

    Saiba mais Saiba mais sobre Prorrogação de prazo para submeter artigos para o dossiê de 2021/2.
  • Chamada de Artigos - Edição 2021.2

    2021-02-02

    A revista InterMeio acaba de abrir chamada de artigos para o dossiê de julho-dezembro de 2021. A Comissão Editorial elegeu como tema “Formação de professores e práticas pedagógicas: relações entre memória e experiências na construção de identidades docentes”.

    Para maiores informações, clique aqui.

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Artigos - Edição 2021.2
  • Chamada de Artigos - Edição 2020.1

    2019-12-04

    A revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, acaba de abrir chamada de artigos para o dossiê de janeiro a julho de 2020, com o tema: “Contribuições à pesquisa educativa desde experiências Brasileiras e Venezuelanas”.

    Chamada153.jpg

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Artigos - Edição 2020.1
  • CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ 2019.2 - PRAZO PRORROGADO!

    2019-07-03

    A chamada de artigos para o dossiê da Revista Intermeio de 2019/2 teve seu prazo prorrogado para o dia 30 de agosto de 2019.

    A edição de 2019/2, terá como tema “Educação em/de Tempo Integral: Concepções e Modos de Organização”.

    Para mais informações, clique aqui.

    Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ 2019.2 - PRAZO PRORROGADO!
  • Chamada de Artigos - Dossiê 2019.1 - Prazo Prorrogado!

    2018-12-03

    A chamada de artigos para o dossiê da Revista Intermeio de 2019/1 teve seu prazo prorrogado para o dia 31 de março de 2019.

    A edição de 2019/1, terá como tema “O CAMPO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA FRANCESA“.

    Para mais informações, clique aqui.

     

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Artigos - Dossiê 2019.1 - Prazo Prorrogado!
  • CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ ESPECIAL 2019.2

    2018-11-30

    A revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, acaba de abrir chamada de artigos para o dossiê especial de janeiro a junho de 2019, com o tema: “Contribuições para o debate histórico, político e educativo da Educação Especial no contexto da Educação Básica”.

    Para maiores informações, clique aqui.

    Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ ESPECIAL 2019.2
  • CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ ESPECIAL 2019.1

    2018-11-30

    A revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, acaba de abrir chamada de artigos para o dossiê especial de janeiro a junho de 2019, com o tema: “Ensino de História e Formação de Professores: práticas, vivências e desafios para o século XXI”.

    Para maiores informações, clique aqui.

     

    Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ ESPECIAL 2019.1
  • Chamada de Artigos - Edição 2019.2

    2018-06-08

    A revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, acaba de abrir chamada de artigos para o dossiê de julho a dezembro de 2019, com o tema: “Educação em/de Tempo Integral: Concepções e Modos de Organização”.

    Para maiores informações, clique aqui.

     

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Artigos - Edição 2019.2
  • Revista Intermeio 2018.1 – v. 24, n. 47

    2018-05-22

    A Revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, publicou o n. 47, referente ao primeiro semestre de 2018.

    O tema escolhido foi “Políticas de Avaliação da Educação Superior em Países Latino-Americanos”, sob a organização de Giselle Cristina Martins Real (UFGD) & Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS).

    Para acessar a Revista InterMeio, clique aqui.

     

    Saiba mais Saiba mais sobre Revista Intermeio 2018.1 – v. 24, n. 47
  • Chamada de Artigos - Edição 2018.2 e 2019.1

    2018-05-22

    A revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, acaba de abrir chamada de artigos para o dossiê de julho a agosto de 2018 e para o dossiê de janeiro a junho de 2019, com as respectivas temáticas: “Contribuições de Norbert Elias para as Pesquisas em Educação” e “O Campo das Pesquisas em Educação: Contribuições da Sociologia Francesa“.

    Para maiores informações, clique aqui (dossiê de 2018.2) ou clique aqui (dossiê de 2019.1).

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Artigos - Edição 2018.2 e 2019.1

Histórico de visitas

Enviar Submissão
Open Journal Systems
Idioma
  • Português (Brasil)
  • Español (España)
Informações
  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários
Palavras-chave
Artigos mais lidos
  • Princípios Norteadores dos Processos Educativos na Escola Contemporânea: Sob um Olhar de Professores
    17785
  • Diálogos com Pierre Bourdieu e Passeron sobre o Sistema de Ensino e Suas (Im)Possibilidades
    9030
  • A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL / EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
    7563
  • PERÚ: Políticas que aseguran la calidad en la Educación superior
    5770
  • O Ensino de História no Contexto da Legislação Educacional Brasileira
    5077
  • SAVIANI, Demeval et al. O legado educacional do século XIX. 2.ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2006, 235 pp. SAVIANI, Demeval et al. O legado da educação do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004, 224 pp.
    4466
  • Escolas cívico–militares: uma breve análise do decreto 10.004/19.
    4059
  • FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: desafios e possibilidades
    3884
  • A Educação das Relações Étnico-Raciais: Histórico, Interfaces e Desafios
    3677
  • A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE
    3552
Navegar
Edição Atual
  • Logo Atom
  • Logo RSS2
  • Logo RSS1

Versão impressa ISSN 1413-0963

Versão eletrônica e-ISSN 2674-9947

10.55028/intermeio

Qualis Capes 2022:  A3

Métricas Google Scholar 

Indexadores, Diretórios e Bases de dados: LatinRev; LivRe/CNEN Brasil Revistas de Livre Acesso; Diadorim: Diretório de Políticas editoriais das revistas científicas brasileiras; ROAD; Edubase/Sistema de Bibliotecas da Unicamp; Bibliografia Brasileira de Educação (BBE/INEP); Library of Congress; IRESIE/Universidad Nacional Autónoma de México; Observatório de Educação, Ensino Médio e Gestão / Instituto UNIBANCO; Google Acadêmico; Latindex Diretório; CiteFactor; WorldCat; EuroPub; MIAR; Directory of Research Journals Indexing (DRJI); AURA-AmeliCA; Redib: Rede Ibero-americana de Inovação e Conhecimento; e ERIH PLUS.

 

A Revista aguarda parecer de:

CLASE/UNAM: Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - DGBSDI, UNAM

Dialnet/Universidad de la Rioja

Scolarly

InfoBase Index

LA Referencia

Sobre este sistema de publicação