ORCiD e DOI na InterMeio

2023-04-15

A atenção atual tanto no ORCiD como no DOI diz muito sobre o carácter referencial destes marcadores entre editores de periódicos científicos especializados, seus autores e colaboradores, sendo assim dois requisitos de padronização e avaliação de qualidade, além de base inicial para a entrada dos periódicos em bases indexadoras de grande impacto como os reverenciados Scopus (Elsevier) ou Web of Science-WoS (Clarivate Analytics). A Revista InterMeio informa a seus autores, colaboradores e editores parceiros de sua adesão a estes dois protocolos como resultado da Política Institucional de Desenvolvimento e de internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o que torna nesse sentido requisito indispensável para submissão de artigos a presencia na plataforma  ORCiD. Como elemento destacável também está a possibilidade oferecida a nossos autores de terem seus artigos inseridos no ambiente DOI ganhando assim um identificador persistente presente em inúmeras publicações no mundo,  além de estarem publicados em um periódico adequado às mais recentes tendências de qualidade e boas práticas editoriais.
 

O Open Researcher and Contributor iD-ORCiD (Identificador aberto para Investigadores e Colaboradores) atua como uma identificação persistente. Disposto em uma sequência de 16 dígitos, em quatro grupos de quatro cada, separados por hyphen,  este identificador oferece aos autores poder de conexão e sincronização das produções com muitas outras plataformas como a Open Journal System, Researchgate ou a Plataforma Lattes do Brasil, resgatando assim informação de cada autor, e projetando-a desde/na plataforma da revista.  Um fato importante do ORCiD é que ele possibilita a atualização de informação não permanente ao longo da trajetória profissional dos pesquisadores e colaboradores, como a filiação institucional, área ou disciplina de estudos ou o próprio país. Este exibe informação sobre vínculo empregatício, produtos publicados, premiações e distinções recebidas, entre outros elementos. Agora o Digital Object Identifier-DOI (Identificador de Objeto Digital) é uma identificação, não uma plataforma de exposição de informações como o ORCiD. Sendo de alguma forma mais persistente do que a anterior, o DOI é identificação do produto publicado (artigo, capítulo ou livro) de um autor. Isto é, um autor pode ter só um ORCiD, e muitos DOI quanto artigos aos que este é atribuído. O DOI é gerido pela CrossRef internacional, e junto ao ORCiD integra uma das duplas sinérgicas sem fins lucrativos mais importantes do ambiente científico internacional, reconhecidas e requeridas por bases indexadoras como a Scopus ou a WoS. 

 

O Brasil assinou parceria com a ORCiD Internacional, sendo hoje um dado obrigatório na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), plataforma que alberga o currículo profissional da comunidade acadêmica e científica vinculada ao país. Agora o DOI é mais um requisito que as revistas brasileiras procuram porque ele garante a identificação e vinculação desse trabalho publicado a um autor ou autores. 

 

A Revista InterMeio se aderiu a estes dois protocolos, tendo ganhado o DOI para seus artigos desde o ano 2021 em Edital especial da Agência de Comunicação Social e Científica-AGECOM da UFMS. A InterMeio pede a todos seus autores que na hora do cadastro no OJS informem a identificação ORCiD, e após recepção do e-mail de pedido de autorização, autorizem o periódico para publicar seus textos com esta identificação.  

 

Para maiores detalhes sobre estes dois identificadores, convidamos vocês a acessarem nos portais oficiais de ORCiD e de DOI