O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA NO ESTADO DO PARÁ NA DÉCADA DE 1950

  • Genylton Odilon Rego da Rocha Universidade Federal do Pará
  • Hellen Cristina Olimpia de Oliveira Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Cegos, Educação especial, História da Educação Especial

Resumo

O Instituto José Alvares de Azevedo - IJAA, é o instituto mais antigo no trabalho com pessoas cegas no estado do Pará. O artigo tem como objetivo descrever o contexto histórico em que ocorreu a criação do Instituto José Alvares de Azevedo e a institucionalização da educação de pessoas cegas no estado Pará. Para isso, foi traçado um breve panorama histórico das primeiras iniciativas referentes ao processo de institucionalização da educação de pessoas cegas no Estado no período que vai 1955 a 1962. O estudo foi realizado utilizando-se o método da pesquisa histórica. Os dados encontrados foram oriundos das fontes documentais, primárias e secundárias, além de entrevista aberta realizada com os primeiros alunos que estudaram no IJAA, e entrevista concedidas para outros pesquisadores, localizadas nos apêndices de trabalhos anteriormente publicados. O tratamento e a análise desses documentos foram realizados através da técnica da análise de conteúdo. O IJAA forneceu para seus alunos um ambiente acolhedor que ofertava uma escolarização adaptada às suas especificidades, é importante apontar que o instituto apresentava princípios normalizadores, no qual os alunos precisariam se adapta socialmente, e diminuir o máximo possível suas diferenças, para então poderem ser aproveitado nos espaços sociais e de trabalho.

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Biografia do Autor

Genylton Odilon Rego da Rocha, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service d'Histoire de l'Education, no período de novembro de 2006 à dezembro de 2007. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado).

Hellen Cristina Olimpia de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão e Administração Escolar pela Faculdade de Ciências de Menceslau Braz - FACIBRA, e Especialista em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente, mestranda em Currículo da Educação Básica no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: hellen.n.c@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0859-124X. 

Publicado
2024-04-02
Como Citar
Rego da Rocha, G. O., & Olimpia de Oliveira, H. C. (2024). O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA NO ESTADO DO PARÁ NA DÉCADA DE 1950 . InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(58), 56-77. https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i58.19757
Seção
Artigos - Dossiê