Sob a insígnia do corpo que não aguenta mais:

morte, luto e melancolia em A Desumanização, de Valter Hugo Mãe

Resumen

O presente trabalho visa analisar como morte, luto e melancolia se apresentam na obra A desumanização de Valter Hugo Mãe. A perspectiva adotada para a análise aqui proposta é pautada nas ideias expressas por David Lapoujade em seu ensaio O corpo que não aguenta mais. Sob esse direcionamento buscou-se perceber os pontos de diálogo entre O corpo que não aguenta mais – Lapoujade - e A desumanização - Mãe. Por meio dos personagens, seus enfrentamentos e de uma linguagem poética, Mãe configura a potência de corpos que resistem às agruras de uma existência de perdas. Os fatores que impactam a vida dos personagens e que, devido a eles, expressam de um lado fragilidades, de outro forças de resistência, são, principalmente, o enfrentamento de morte, as fases e faces do luto e a melancolia manifesta no cotidiano de Halla, seu pai, a mãe e Einar – personagens mais marcantes na obra.

Citas

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREUD, S. Luto e Melancolia. Obras Completas Vol. 12, Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Trad. Para o português realizada pelo CEPAT FINTE IHU (Instituto Humanitas Unisinos). Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/38572-o-corpo-utopico-texto-ineditode-michel-foucault.

JUNG, Carl Gustav. A Natureza da Psique. Petrópolis: Vozes, 2000.

JUNG, C. G. Memórias, sonhos e reflexões. Ed. Nova Fronteira, 1986.

KOVACS, Maria Julia. Morte e desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Casa do psicólogo, 1992.

KRISTEVA, Julia. Sol Negro Depressão e melancolia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

LAPOUJADE, Davi. O Corpo que não aguenta mais. In: _. GADELHA, Sylvio (orgs.). Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002

MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Biblioteca azul, 2017.

SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do amor Metafísica da morte. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes 2000.
Publicado
2024-09-17
Cómo citar
de Oliveira Dreyer, L. (2024). Sob a insígnia do corpo que não aguenta mais:. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 27(54), 42-52. https://doi.org/10.55028/papeis.v27i54.10480
Sección
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes