Escuta, autoria e colaboração

olhares sobre tecnologias digitais em um contexto formativo durante o Ensino Remoto Emergencial

Abstract

Neste artigo discutiremos os principais resultados de uma pesquisa de mestrado vinculada ao projeto xXxxxXXXxxxxx[1]". Esse projeto estuda processos que, para nós, podem tornar o uso das tecnologias digitais mais humanizado. Alguns desses processos são os de escuta Alrø e Skovsmose (2006) , autoria (Lobão, 2007) e colaboração (Fiorentini, 2006). A pesquisa discutida no texto buscou investigar uma ação extensionista com professores que ensinam matemática sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais (TD) a partir de processos de escuta, autoria e colaboração. Para a produção de dados, foi realizado um curso de extensão online com professores que ensinam matemática de vários estados do Brasil. A análise da pesquisa foi feita de modo indutivo e com apoio do software de análise de dados de pesquisa qualitativa Nvivo 10. A partir da análise foi possível identificar a necessidade de estratégias pedagógicas para o uso de tecnologias, desafios estruturais e formativos.

 

 

[1] Retirado para manter o anonimato.

References

ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORBA, Marcelo de Carvalho ; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa qualitativa em educação matemática: Nova Edição. Autêntica Editora, 2019.
BORBA, Marcelo de Carvalho; DA SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Autêntica Editora, 2020.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO, Neil da Rocha Junior. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Autêntica Editora, 2022.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Papel das Tecnologias Digitais em processos de questionamento. Bolema. Prelo.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza. SOARES, Débora da Silva. Uso humanizado de Tecnologias Digitais: o vídeo como actante em uma prática avaliativa de Matemática. Uso humanizado de Tecnologias Digitais: o vídeo como actante em uma prática avaliativa de Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/509.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.
D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J.L.; Pesquisa qualitativa em educação matemática: 6º Edição. Autêntica Editora, 2020.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Armadilha da Mesmice em Educação Matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, v. 18, n. 24, p. 95–109, 2005.
DESLAURIERS, Jean Pierre. A indução analítica. In: POUPART, J. et al. A pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 337–352.
DOMINGUES, N. S.; HEITMANN, F. P.; SOBRINHO, G. A. L. Vivências e pesquisas: compondo uma história das tecnologias em 20 anos de GPIMEM. In: BORBA, M. C.; CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, p.113-139, 2013.
ESCUTAR. In: Dicio..Disponível em: https://www.dicio.com.br/escutar/Acesso em: 10 fev. 2024.
FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.49-78.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006.
LOBÃO, Flávia Lopes. Crianças e escola em três atos: um estudo sobre infância, cidadania e autoria nas séries iniciais no ensino fundamental. 2007. 143 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Tempo Docente. Campinas: Papirus, 2013.
MILANI, Raquel.“Sim, Eu Ouvi o que Eles Disseram”: o Diálogo como Movimento de Ir até Onde o Outro Está. Bolema: Boletim de Educação Matemática [on-line]. 2017, v. 31, n. 57. p. 35-52.
MORAN, José. Autonomia e colaboração em um mundo digital. Revista Educatrix, v. 7, p. 52-37, 2014.
PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana.; MANENTI, Mariana Aguiar. SAÚDE MENTAL DE DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS IMPACTOS DAS ATIVIDADES REMOTAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26–32, 1 set. 2020.
MOURAD.Amanda Azevedo Abou. Ansiedade Matemática em alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma investigação com Tecnologias Digitais.Dissertação mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande - MS, 2024.
NASCIMENTO, Thainá do; SALMASIO, Juliana Leal; Chiari, Aparecida Santana de Souza. A formação inicial e continuada de matemática em tempos de pandemia: possibilidades e enfrentamentos. Anais do Anais do ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2021.
NASCIMENTO, Thainá do. Escuta, Autoria e Colaboração: aberturas formativas em Educação Matemática com Tecnologias Digitais. Dissertação mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande - MS, 2023.
SANDIM, GABRIELA DA SILVA. Produções de vídeos matemáticos no ensino superior e avaliação da aprendizagem: aberturas possíveis. Dissertação mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande - MS, 2024.
SOARES, Débora da Silva; HENZ, Diovana da Cruz; BAR, Raíssa Stella de Resende; VOGT, Carolina Maia. Matemática Digital Humanizada (MaDHu): “gestação” e “nascimento” de uma pesquisa. Bolema. No prelo.
VALENTE, José Armando. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Debates. Interface (Botucatu). 2003.
Published
2024-12-16
How to Cite
DO NASCIMENTO, T.; SANTANA DE SOUZA CHIARI, A. Escuta, autoria e colaboração. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 48, p. 1-19, 16 Dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>