A Competência de Observar com Sentido - Um Experimento Na Formação Inicial De Professores De Matemática

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores, Competência de Observar com Sentido, Unidade temática Números, Currículo Escolar

Resumo

Buscando contribuir para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Licenciatura da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, Barreiras/BA, desenvolveu-se esta pesquisa, a fim de investigar as possibilidades didáticas que podem contribuir para o desenvolvimento da Competência de Observar com Sentido de estudantes de Licenciatura em Matemática da UNEB, explorando a unidade temática Números nos anos finais do Ensino Fundamental. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa com enfoque de estudo de caso, recorrendo ao agrupamento dos dados, coletados durante a execução de um curso de extensão, em categorias para realizar a análise. Os resultados mostraram que é possível o desenvolvimento da Competência de Observar com Sentido, que caracteriza-se como identificar, interpretar e tomar decisões de ação no ensino, desde que haja um planejamento e replanejamento de atividades observando os níveis de demandas cognitivas.

Biografia do Autor

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca na Espanha, e Pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade de La Laguna em Tenerife, Espanha.

E-mail: claudiag@ulbra.br.

Charlâni Ferreira Batista Rafael, UNEB

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Licenciatura em Matemática
 E-mail: charlanibatista@gmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1026-7329 .

Salvador Llinares, Universidad de Alicante

Doutor em Educaçãoo Matemática

Professor da Universidad de Alicante, Espanha

E-mail: sllinares@ua.es . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0801-316X

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
GROENWALD, C. L. O.; RAFAEL, C. F. B.; LLINARES, S. A Competência de Observar com Sentido - Um Experimento Na Formação Inicial De Professores De Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 20 dez. 2022.
Seção
Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais