A aplicação do método PBL (aprendizagem baseada em problemas) no ensino jurídico em oposição ao modelo tradicional

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem no âmbito jurídico, ainda hoje, encontra-se voltado para um sistema tradicional, legalista, militante e expositivo, em que o professor se encontra no centro do processo de ensino e o aluno na mera condição de receptor de informações. Assim, determinadas técnicas metodológicas de ensino que possibilite fomentar modificações nas práticas pedagógicas, visando uma instrução mais significativa se faz totalmente necessárias. Nesse interim, surge, portanto, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problema (PBL ou ABP), com seu método inovador transdisciplinar possibilitando uma aprendizagem significativa por ter como condão a resolução de problemas reais ou simulados de um cenário real. Trata-se de uma pesquisa de objetivo exploratório e abordagem qualitativa, alicerçada em teóricos que discutem a temática tais como Masseto (2012), Deslile (2000) e Pereira (2018), dentre outros. Conclui-se que a PBL é muito eficaz no ensino jurídico, pois incentiva a pesquisa e o processo de acompanhamento de investigação, colocando o aluno no centro do processo de ensino, para que este construa sua própria aprendizagem, caracterizando-se, assim como método inovador de aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Gisele Silva Lira de Resende, UniCathedral - Centro Universitário, Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil

Doutora em Educação (UCLV/UFBA), com Pós-doutorado em Educação e Saúde (UFMT). Bacharel em Serviço Social. Licenciada em Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Professora nos Curso de Direito e de Pedagogia, do UniCathedral -  Centro Universitário. Pesquisadora na linha Tenologias Educacionais (Tecnologias Digitais de informação e Comunicação, Metodologias ativas) e na linha Direitos Humanos e Cidadania.

 

 

Luana Gomes da Silva

Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior. Advogada

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Lira de Resende, G. S., & Gomes da Silva , L. (2020). A aplicação do método PBL (aprendizagem baseada em problemas) no ensino jurídico em oposição ao modelo tradicional. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 142-152. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10299
Seção
Artigos de demanda contínua