Educação do Campo: percursos históricos e necessidades nos assentamentos rurais do município de Rorainópolis, Roraima

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discutir brevemente a Educação do Campo no contexto dos assentamentos no município de Rorainópolis, estado de Roraima, evidenciando uma das preocupações constantes que são as práticas e os desafios dos professores nas instituições escolares. Para a contextualização desta modalidade de educação, faremos uma investigação histórica em relação à educação rural, utilizando como artificio as legislações e resoluções que dão ênfase a essa temática. Utilizaremos como amparo teórico estudos de Ghedin, (2008; 2012), Molina (2006), entre outros, que dão ênfase aos estudos sobre a escola do campo, a formação continuada do professor, ressaltando o contexto e desafios existentes nos assentamentos. Diante disso, o presente estudo busca analisar os contextos e desafios vivenciados nas escolas dos assentamentos do município de Rorainópolis, tendo como base a formação dos professores deste município. A metodologia utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Com base nos resultados obtidos, entende-se que este estudo contribui para o entendimento em relação às necessidades e desafios que os educadores do campo enfrentam diariamente, abrindo espaço para debates numa perspectiva de concretização de políticas públicas efetivas para as comunidades do campo nos assentamentos, não somente no município de Rorainópolis-Roraima, mas em todas as comunidades campesinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciete Barros Silva, Universidade Estadual de Roraima-UER

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professora efetiva da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista, RR. E-mail: sgraciete.barros@gmail.com.

Janaene Leandro de Souza, Universidade Estadual de Roraima -UERR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). E-mail: janaene_sousa@hotmail.com.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BARBOSA Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4ª. Ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BRASIL. Grupo permanente de trabalho de educação do campo. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Ministério da Educação, Brasília 2003.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Resolução CNE/CEB Nº 1. Brasília: 2002.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação. Brasília – DF. Congresso Nacional 1998.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

DURAND, Jean Pierre. A Sociologia de Marx. Petrópolis: Vozes, 2016. (Coleção Sociologia: Pontos de Referência).

EAGLETON Terry. Ideia de cultura. Atividades Editoriais, Ltda. Lisboa, 2003.

FERREIRA Andrea Tereza Brito, ALBUQUERQUE Eliana Borges Correia de, LEAL Telma Ferraz. Formação continuada de professores. 1ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FERNANDES Bernardo Mançano et al.; (Org.), SANTOS Clarice Aparecida dos. Educação do Campo: campo - políticas públicas – educação. Brasília: Incra; MDA, 2008.

FONSECA, Rosa Maria; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. A educação no campo: uma realidade construída historicamente. In: GHEDIN, Evandro (Org). O voo da borboleta. Manaus: Ed. Valer, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRACINDO Regina Vinhaes et. al. Conselho Escolar e a educação do campo – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível: http://portalantigo.incra.gov.br. Acesso em: 20 ago. 2017.

GHEDIN, Evandro (Org.). Educação do Campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.

LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 2010.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Dossiê MST escola. Documentos e Estudos 1990 – 2001. ITERRA, 2005.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
Silva, G. B., & Souza, J. L. de. (2021). Educação do Campo: percursos históricos e necessidades nos assentamentos rurais do município de Rorainópolis, Roraima. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 9-21. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.11796