Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender a abordagem da temática corpo e saúde nas aulas de Educação Física (EF) observando a organização e desenvolvimento dessa temática pelo professor. Trata-se de um estudo qualitativo que encontra na etnografia o seu referencial metodológico. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participante, com o uso de um roteiro de observação das aulas de Educação Física que contemplou os atores escolares envolvidos e o tema pesquisado. O instrumento escolhido foi utilizado por sua possível harmonização com o estudo realizado em âmbito escolar O estudo contou com a participação de 26 alunos e um professor de Educação Física de uma escola estadual do ensino médio da cidade de Santos-SP. Os dados coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo. Nesse estudo, foi possível perceber a existência de uma divisão entre aula teórica e prática, sendo que as aulas práticas priorizam o esporte, enquanto que as aulas teóricas apresentam o tema saúde em uma perspectiva fundamentada nos aspectos biológicos. Por isso, ressaltamos a necessidade de se reinterpretar o cenário composto pela EF e o tema saúde. Nesse sentido, pensamos na possibilidade de se aprofundar na escola os temas existentes e abordados nas aulas de EF, mas considerando e fundamentado a saúde sob a ótica de um conceito ampliado que considere o ser humano no todo, inclusive, em seu contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rocha Adelino Dias, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Professora da Rede Estadual de Educação de São Paulo e da Rede Municipal de Educação de Cubatão-SP.

Rogério Cruz de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

Doutor em Educação Física. Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Departamento de Ciências do Movimento Humano. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Sociocultural em Educação Física (GEPSEF/UNIFESP).

Referências

ALMEIDA, Pedro Cesár; CAUDURO, Maria Teresa. O desinteresse pela Educação Física no ensino médio. Lecturas, Educación Fisica y Deportes, Buenos Aires, v. 11, n. 106, p. 1-11, 2007.

ALTMANN, Helena. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na Educação Física. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BETTI, Mauro. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 13, n. 2, p. 282-287, 1992.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Barueri, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.

CAMPOS, Maria Teresa de Assis; CECÍLIO, Mariana Silva; PENAFORTE, Fernanda Rodrigues. Corpo-vitrine, ser mulher e saúde: produção de sentidos nas capas da revista boa forma. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Janeiro, v.11, n. 3, p. 611-628, 2016.

CARRANO, Paulo. Identidades culturais e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 182-211.

CARVALHO, Yara Maria; MENDES, Valéria Monteiro. Corpo e cuidado: as práticas corporais como práticas de cuidado em saúde: provocações. São Paulo: Hucitec, 2019.

CASTRO, Juliana Brandão Pinto de; MATTOS, Rafael da Silva; PASSOS, Michelle Delboni dos; AQUINO, Fernanda Silva Dias de; RETONDAR, Jeferson José Moebus; MACHADO, Anderson dos Santos. Alimentação, corpo e subjetividades na efe na nutrição: o ranço da adiposidade e a ascensão dos músculos. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 803-824, 2016.

CHAVES, Paula Nunes; BARROS, Joyce Mariana Alves; SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira, COSTA, Ana Luiza Silva; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 150-163, 2015.

CORREIA, Walter Roberto. Educação Física no ensino médio: questões impertinentes. 2.ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2011.

COSTA, Naiana Thaíssa Menezes; SILVA, Alan Camargo. Corpo e Educação Física escolar no ensino médio: a visão dos alunos. Revista Brasileira de Ciências Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2 (supl.), p. 223-237, 2014.

DAOLIO, Jocimar. Consequências do conceito de cultura para a educação física escolar. In: PACHECO NETO, Manuel (Org.). Desafios da educação física: cultura e corpo em movimento. Dourados: UFGD, 2016. p. 57-73.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.

DEVIDE, Fabiano Pries. Educação Física e saúde: em busca de uma reorientação para a sua práxis. Movimento, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 44-55, 2007.

DIAS, Juliana Rocha Adelino. Culturas escolares e adolescentes: Imagem corporal e relações sociais. 2013. 222f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.

FERREIRA, Josiane Peres Gonçalves Alves; ZAVODINI, Sandra Maria. Stress: Distúrbio emocional prejudicial à saúde. Profala. Disponível em: http://www.profala.com/artpsico52.htm Acesso em: 20 set. 2020.

FIGUEIRA, Maria Machado. A revista capricho e a produção de corpos adolescentes femininos. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 124-135.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, s/v, n. 10, p. 58-78, 1999.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação física, ciência e saúde: notas sobre o acervo do Centro de Memória do Esporte (UFRGS). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 527-536, 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 124 -135.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais.10.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

GOLDENBERG, Mirian. Gênero e corpo na cultura brasileira. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 65-80, 2005.

GONÇALVES, Andreia Santos; AZEVEDO, Aldo Antônio de. A re-significação do corpo pela Educação Física escolar, face ao estereótipo de corpo ideal construído na contemporaneidade. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 33-51, 2007.

GONZÁLEZ-PALOMARES, Alba; ALTMANN, Helena; REY-CAO, Ana. Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 219-232, 2015.

HEROLD JÚNIOR, Carlos. Avaliar As práticas corporais no campo da saúde: o que podem os diálogos entre Educação Física e saúde coletiva. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v.39, n. 4, p. 458-460, 2017.

HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira; AÑEZ, Ciro Romélio Rodriguez. Observação dos níveis de atividade física, contexto das aulas e comportamento do professor em aulas de Educação Física do ensino médio da rede pública. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 12, n. 3, p. 21-30, 2007.

LOPES, Michelle Aparecida Pereira; ANDRADE, Gabriela Vilela. O “corpo perfeito” na revista boa forma: o discurso didatizado que objetiva e subjetiva. Ciência ET Praxis, Passos, v. 10, n. 19, p. 71-75, 2017.

LORENZ, Camila; TIBEAU, Cynthia. Educação física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Lecturas, Educación Fisica y Deportes, Buenos Aires, v. 9, n. 66, p. 1-11, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, Escola e Identidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-75, 2000.

LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e formação de professores de educação física. Interface, Botucatu, v. 13, n. 28, p. 99-110, 2009.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma antropologia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Saúde: concepções e políticas públicas. Saúde e doença como expressão cultural. In: AMÂNCIO FILHO, Antenor; MOREIRA, Maria Cecilia Gomes Barbosa (Orgs.). Saúde, trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997. p. 31-49.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

OLIVEIRA, Flavia; OLIVEIRA, Rogério Cruz. O culto ao corpo e seus desdobramentos contemporâneos. Lecturas, Educación Fisica y Deportes, Buenos Aires, v. 18, n. 185, p. 1-11, 2013.

OLIVEIRA, Rogério Cruz; DAOLIO, Jocimar. Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.

OLIVEIRA, Rogério Cruz.; DAOLIO, Jocimar. Pesquisa etnográfica em Educação Física: uma (re)leitura possível. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1, p. 137-143, 2007.

OLIVEIRA, Victor José Machado de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Educação para a saúde na educação física escolar: uma questão pedagógica! Cadernos de Formação da RBCE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 68-79, 2014.

PAULA, Eliana de Jesus de; PAIXÃO, Jairo Antônio; OLIVEIRA, Emerson Cruz. Suspensão de aulas de Educação Física como forma de punição: a percepção discente. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 461-471, 2015.

PEREIRA, Raquel Stoilov, MOREIRA, Evando Carlos. A participação dos alunos do ensino médio em aulas de Educação Física: algumas considerações. Revista da Educação Física – UEM, v. 16, n. 2, p. 121-127, 2005.

RAMOS, Daniela Karine; GOETEN, Ana Paula Moreira. Aspectos motivacionais e a relação professor-aluno: um estudo com alunos do ensino. CAMINE: Caminhos da Educação, Franca, v. 7, n. 1, p. 23-37, 2015.

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MEZZAROBA, Cristiano. Mídia, corpo e mercado: (im)possibilidades formativas diante do poder simbólico. Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 1, p.160-183, 2019.

SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; SILVA, Luis Aureliano Imbiriba; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Concepções de corpo e a prática pedagógica de professores de Educação Física do ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 41-57, 2015.

WENETZ, Ileana; STIGGER, Marco Paulo. A Construção do Gênero no Espaço Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 59-80, 2007.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Rocha Adelino Dias, J., & Cruz de Oliveira, R. (2021). Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 528-546. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12148