Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender a abordagem da temática corpo e saúde nas aulas de Educação Física (EF) observando a organização e desenvolvimento dessa temática pelo professor. Trata-se de um estudo qualitativo que encontra na etnografia o seu referencial metodológico. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participante, com o uso de um roteiro de observação das aulas de Educação Física que contemplou os atores escolares envolvidos e o tema pesquisado. O instrumento escolhido foi utilizado por sua possível harmonização com o estudo realizado em âmbito escolar O estudo contou com a participação de 26 alunos e um professor de Educação Física de uma escola estadual do ensino médio da cidade de Santos-SP. Os dados coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo. Nesse estudo, foi possível perceber a existência de uma divisão entre aula teórica e prática, sendo que as aulas práticas priorizam o esporte, enquanto que as aulas teóricas apresentam o tema saúde em uma perspectiva fundamentada nos aspectos biológicos. Por isso, ressaltamos a necessidade de se reinterpretar o cenário composto pela EF e o tema saúde. Nesse sentido, pensamos na possibilidade de se aprofundar na escola os temas existentes e abordados nas aulas de EF, mas considerando e fundamentado a saúde sob a ótica de um conceito ampliado que considere o ser humano no todo, inclusive, em seu contexto social.

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Biografia do Autor

Juliana Rocha Adelino Dias, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Professora da Rede Estadual de Educação de São Paulo e da Rede Municipal de Educação de Cubatão-SP.

Rogério Cruz de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

Doutor em Educação Física. Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Departamento de Ciências do Movimento Humano. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Sociocultural em Educação Física (GEPSEF/UNIFESP).

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Publicado
2021-06-30
Como Citar
Rocha Adelino Dias, J., & Cruz de Oliveira, R. (2021). Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 528-546. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12148
Seção
Artigos de demanda contínua