Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio
Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo compreender a abordagem da temática corpo e saúde nas aulas de Educação Física (EF) observando a organização e desenvolvimento dessa temática pelo professor. Trata-se de um estudo qualitativo que encontra na etnografia o seu referencial metodológico. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participante, com o uso de um roteiro de observação das aulas de Educação Física que contemplou os atores escolares envolvidos e o tema pesquisado. O instrumento escolhido foi utilizado por sua possível harmonização com o estudo realizado em âmbito escolar O estudo contou com a participação de 26 alunos e um professor de Educação Física de uma escola estadual do ensino médio da cidade de Santos-SP. Os dados coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo. Nesse estudo, foi possível perceber a existência de uma divisão entre aula teórica e prática, sendo que as aulas práticas priorizam o esporte, enquanto que as aulas teóricas apresentam o tema saúde em uma perspectiva fundamentada nos aspectos biológicos. Por isso, ressaltamos a necessidade de se reinterpretar o cenário composto pela EF e o tema saúde. Nesse sentido, pensamos na possibilidade de se aprofundar na escola os temas existentes e abordados nas aulas de EF, mas considerando e fundamentado a saúde sob a ótica de um conceito ampliado que considere o ser humano no todo, inclusive, em seu contexto social.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Pedro Cesár; CAUDURO, Maria Teresa. O desinteresse pela Educação Física no ensino médio. Lecturas, Educación Fisica y Deportes, Buenos Aires, v. 11, n. 106, p. 1-11, 2007.
ALTMANN, Helena. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na Educação Física. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BETTI, Mauro. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 13, n. 2, p. 282-287, 1992.
BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Barueri, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.
CAMPOS, Maria Teresa de Assis; CECÍLIO, Mariana Silva; PENAFORTE, Fernanda Rodrigues. Corpo-vitrine, ser mulher e saúde: produção de sentidos nas capas da revista boa forma. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Janeiro, v.11, n. 3, p. 611-628, 2016.
CARRANO, Paulo. Identidades culturais e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 182-211.
CARVALHO, Yara Maria; MENDES, Valéria Monteiro. Corpo e cuidado: as práticas corporais como práticas de cuidado em saúde: provocações. São Paulo: Hucitec, 2019.
CASTRO, Juliana Brandão Pinto de; MATTOS, Rafael da Silva; PASSOS, Michelle Delboni dos; AQUINO, Fernanda Silva Dias de; RETONDAR, Jeferson José Moebus; MACHADO, Anderson dos Santos. Alimentação, corpo e subjetividades na efe na nutrição: o ranço da adiposidade e a ascensão dos músculos. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 803-824, 2016.
CHAVES, Paula Nunes; BARROS, Joyce Mariana Alves; SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira, COSTA, Ana Luiza Silva; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 150-163, 2015.
CORREIA, Walter Roberto. Educação Física no ensino médio: questões impertinentes. 2.ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2011.
COSTA, Naiana Thaíssa Menezes; SILVA, Alan Camargo. Corpo e Educação Física escolar no ensino médio: a visão dos alunos. Revista Brasileira de Ciências Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2 (supl.), p. 223-237, 2014.
DAOLIO, Jocimar. Consequências do conceito de cultura para a educação física escolar. In: PACHECO NETO, Manuel (Org.). Desafios da educação física: cultura e corpo em movimento. Dourados: UFGD, 2016. p. 57-73.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
DEVIDE, Fabiano Pries. Educação Física e saúde: em busca de uma reorientação para a sua práxis. Movimento, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 44-55, 2007.
DIAS, Juliana Rocha Adelino. Culturas escolares e adolescentes: Imagem corporal e relações sociais. 2013. 222f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.
FERREIRA, Josiane Peres Gonçalves Alves; ZAVODINI, Sandra Maria. Stress: Distúrbio emocional prejudicial à saúde. Profala. Disponível em: http://www.profala.com/artpsico52.htm Acesso em: 20 set. 2020.
FIGUEIRA, Maria Machado. A revista capricho e a produção de corpos adolescentes femininos. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 124-135.
FONSECA, Claudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, s/v, n. 10, p. 58-78, 1999.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação física, ciência e saúde: notas sobre o acervo do Centro de Memória do Esporte (UFRGS). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 527-536, 2010.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 124 -135.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais.10.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GOLDENBERG, Mirian. Gênero e corpo na cultura brasileira. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 65-80, 2005.
GONÇALVES, Andreia Santos; AZEVEDO, Aldo Antônio de. A re-significação do corpo pela Educação Física escolar, face ao estereótipo de corpo ideal construído na contemporaneidade. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 33-51, 2007.
GONZÁLEZ-PALOMARES, Alba; ALTMANN, Helena; REY-CAO, Ana. Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 219-232, 2015.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. Avaliar As práticas corporais no campo da saúde: o que podem os diálogos entre Educação Física e saúde coletiva. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v.39, n. 4, p. 458-460, 2017.
HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira; AÑEZ, Ciro Romélio Rodriguez. Observação dos níveis de atividade física, contexto das aulas e comportamento do professor em aulas de Educação Física do ensino médio da rede pública. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 12, n. 3, p. 21-30, 2007.
LOPES, Michelle Aparecida Pereira; ANDRADE, Gabriela Vilela. O “corpo perfeito” na revista boa forma: o discurso didatizado que objetiva e subjetiva. Ciência ET Praxis, Passos, v. 10, n. 19, p. 71-75, 2017.
LORENZ, Camila; TIBEAU, Cynthia. Educação física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Lecturas, Educación Fisica y Deportes, Buenos Aires, v. 9, n. 66, p. 1-11, 2003.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, Escola e Identidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-75, 2000.
LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e formação de professores de educação física. Interface, Botucatu, v. 13, n. 28, p. 99-110, 2009.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma antropologia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Saúde: concepções e políticas públicas. Saúde e doença como expressão cultural. In: AMÂNCIO FILHO, Antenor; MOREIRA, Maria Cecilia Gomes Barbosa (Orgs.). Saúde, trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997. p. 31-49.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
OLIVEIRA, Flavia; OLIVEIRA, Rogério Cruz. O culto ao corpo e seus desdobramentos contemporâneos. Lecturas, Educación Fisica y Deportes, Buenos Aires, v. 18, n. 185, p. 1-11, 2013.
OLIVEIRA, Rogério Cruz; DAOLIO, Jocimar. Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.
OLIVEIRA, Rogério Cruz.; DAOLIO, Jocimar. Pesquisa etnográfica em Educação Física: uma (re)leitura possível. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1, p. 137-143, 2007.
OLIVEIRA, Victor José Machado de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Educação para a saúde na educação física escolar: uma questão pedagógica! Cadernos de Formação da RBCE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 68-79, 2014.
PAULA, Eliana de Jesus de; PAIXÃO, Jairo Antônio; OLIVEIRA, Emerson Cruz. Suspensão de aulas de Educação Física como forma de punição: a percepção discente. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 461-471, 2015.
PEREIRA, Raquel Stoilov, MOREIRA, Evando Carlos. A participação dos alunos do ensino médio em aulas de Educação Física: algumas considerações. Revista da Educação Física – UEM, v. 16, n. 2, p. 121-127, 2005.
RAMOS, Daniela Karine; GOETEN, Ana Paula Moreira. Aspectos motivacionais e a relação professor-aluno: um estudo com alunos do ensino. CAMINE: Caminhos da Educação, Franca, v. 7, n. 1, p. 23-37, 2015.
RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MEZZAROBA, Cristiano. Mídia, corpo e mercado: (im)possibilidades formativas diante do poder simbólico. Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 1, p.160-183, 2019.
SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; SILVA, Luis Aureliano Imbiriba; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Concepções de corpo e a prática pedagógica de professores de Educação Física do ensino médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 41-57, 2015.
WENETZ, Ileana; STIGGER, Marco Paulo. A Construção do Gênero no Espaço Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 59-80, 2007.
Derechos de autor 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.