Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo compreender a abordagem da temática corpo e saúde nas aulas de Educação Física (EF) observando a organização e desenvolvimento dessa temática pelo professor. Trata-se de um estudo qualitativo que encontra na etnografia o seu referencial metodológico. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participante, com o uso de um roteiro de observação das aulas de Educação Física que contemplou os atores escolares envolvidos e o tema pesquisado. O instrumento escolhido foi utilizado por sua possível harmonização com o estudo realizado em âmbito escolar O estudo contou com a participação de 26 alunos e um professor de Educação Física de uma escola estadual do ensino médio da cidade de Santos-SP. Os dados coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo. Nesse estudo, foi possível perceber a existência de uma divisão entre aula teórica e prática, sendo que as aulas práticas priorizam o esporte, enquanto que as aulas teóricas apresentam o tema saúde em uma perspectiva fundamentada nos aspectos biológicos. Por isso, ressaltamos a necessidade de se reinterpretar o cenário composto pela EF e o tema saúde. Nesse sentido, pensamos na possibilidade de se aprofundar na escola os temas existentes e abordados nas aulas de EF, mas considerando e fundamentado a saúde sob a ótica de um conceito ampliado que considere o ser humano no todo, inclusive, em seu contexto social.
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