Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota
Resumo
A resenha da obra:
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 686 p.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Claudeci de Paula de. As práticas pedagógicas e os processos de ensino e de aprendizagem em tempos de pandemia. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 618-634.
AQUINO, Daiane Caetano Costa de, et al. Sentidos da permanência na educação em tempos de pandemia atribuídos por jovens universitárias e o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 295-316.
BARBIERO, Ana Carolina Neumann; SANTOS, Elizandra Daneize dos; ALBANO, Karine. O currículo na educação básica: contratempos no ensino com o contexto da pandemia covid-19. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 576-591.
BARRETO, Luisa Gonçalves; PONTES, Fernanda Leite Trindade Brito; MANHÃES, Mariana Oliveira. Modalidades de ensino em contexto pandêmico: considerações e reflexões. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 336-356.
BEHAR; Patricia Alejandra; SILVA; Ketia Kellen Araújo da; MACHADO, Leticia Rocha Machado; SONEGO, Anna Helena Silveira. Arquiteturas pedagógicas no ensino remoto emergencial: desafios e inovações. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 53-77.
CARDOSO, Marcélia Amorim. Reinvenções docentes no ensino remoto: narrativas e formação. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 78-111.
CARRIL, Maria da Graça Pimentel et al. Formação de professores em tempo de pandemia: práticas interdisciplinares com uso de tecnologias. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 274-294.
CATAI, Carla Botteon; SCHIAVON, Kauan Taiar; “Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas funciona”: experiências de professores com o ensino remoto na pandemia da COVID-19. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 192-213.
COELHO, Yuri Cavaleiro de Macêdo et. al. COVID-19, ensino remoto e o contexto amazônico: um olhar sobre nossas vivências. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 171-191.
DAHER, Hélio Queiroz; BENITES, Rita de Cássia Ribeiro; BATISTA, Silvana Maria. Ações Pedagógicas Remotas no enfrentamento da pandemia: protocolos da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 379-397.
DIEDRICH, Marlete Sandra; SANTOS, João Ricardo Fagundes dos; OLIVEIRA, Marina de. O professor e o aluno no contexto da pandemia de COVID-19: o fazer educacional na visão dialógica. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 234-254.
GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; NUNES, Célia Maria Fernandes. A docência e o ensino remoto: retratos dos memes da pandemia do covid-19. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p.398-421.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Fake news, pandemia e os multiletramentos digitais. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 686 p.
LEITE, Maria Alzira; MOREIRA, Carla Geralda Leite. Práticas pedagógicas e representações sociais: questões para o cenário da pandemia e pós-pandemia. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 446-464.
LOUREIRO, Célia Regina Machado Jannuzzi, et al. Educação em tempos de pandemia: compartilhando experiências do nosso cotidiano. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 487-504.
MOLIN, Beatriz Helena Dal; OLIZAROSKI, Iara Mikal Holland; REICHERT, Cleuza Maria. Novos tempos, novos seres, novos saberes: uma proposta didático-pedagógica por meio de metodologias ativas no ensino híbrido. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 592-617.
NASCIMENTO, Edna Gama do; SANTOS, Nataly Ferreira Costa dos; CERQUEIRA, Maria Aline Borges Dantas. Educação durante a pandemia: desafios e possibilidades. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 214-233.
PIMENTEL, Carolina Lima; DAMAS, Eduardo Tavares. O uso de Podcast para o ensino de geografia no período da COVID-19: lições para o cenário pós-pandêmico. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 557-575.
REZENDE, Paula Junqueira da Silva; LIMA, Antonio Bosco de. Os impactos da COVID-19 na educação na nova morfologia do trabalho docente no Brasil. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 422-445.
RIBAS, Maria Cristina; WILSON, Victoria. Clausura e liberdade: dialéticas da aprendizagem. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 112-133.
ROSA, Rondon Marques, et.al. Conflitos da mediação tecnológica na pandemia: uma análise sobre o acesso ao aplicativo SME Carioca 2020. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 358-378.
SANTAELLA, Lucia. A aprendizagem não pode parar. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 17-23.
SANTOS, André Luiz dos. Agamben, a pandemia e o silêncio nas universidades. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 134-149.
SANTOS, Genildo Pinheiro; MELO, Gislane Ferreira. Educação Física escolar durante a pandemia: como atuam os professores? In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 317-335.
SILVA, Aparecido Fernando da. et. al. Educação inclusiva e ensino remoto: entraves e possibilidades. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 533-556.
SILVA, Cliciane Magalhaes da; SOARES, Ana Deuza da Silva; ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira. O que esperar quando o inesperado acontece? Reflexões de como a pandemia mudou nossa rotina. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 635-653.
SILVA, Fádia Cristina Monteiro de Oliveira; BRASIL, Judivalda da Silva. Podcast: reduzindo distanciamentos, fortalecendo laços emocionais em tempos de ensino remoto. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 151-170.
SILVEIRA, Danielli Maria Neves da; PARISOTO, Dyeniffer Jessica Bezerra. Pandemia do novo coronavírus e educação: responsabilização das mulheres nas atividades remotas dos(as) filhos(as) no município de Cascavel-PR. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 466-486.
SOUSA, Ângela Maria de Aguiar; CARVALHO; Maria de Lourdes Guimarães de; AGUIAR, Maria Simara de. Inclusão digital em tempos de pandemia: reinventando a arte de lecionar. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 256-273.
SOUZA, Mariana Pinkoski de; HABOWSKI, Adilson Cristiano. Reflexões sobre os desafios da possível educação inclusiva durante a pandemia. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 505-532.
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.