Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota

Resumo

A resenha da obra:

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 686 p.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Cannavô, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: viniciuscannavo13@gmail.com.

 

Tainá Suppi Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Sanitarista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail:tainasuppi@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Claudeci de Paula de. As práticas pedagógicas e os processos de ensino e de aprendizagem em tempos de pandemia. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 618-634.

AQUINO, Daiane Caetano Costa de, et al. Sentidos da permanência na educação em tempos de pandemia atribuídos por jovens universitárias e o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 295-316.

BARBIERO, Ana Carolina Neumann; SANTOS, Elizandra Daneize dos; ALBANO, Karine. O currículo na educação básica: contratempos no ensino com o contexto da pandemia covid-19. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 576-591.

BARRETO, Luisa Gonçalves; PONTES, Fernanda Leite Trindade Brito; MANHÃES, Mariana Oliveira. Modalidades de ensino em contexto pandêmico: considerações e reflexões. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 336-356.

BEHAR; Patricia Alejandra; SILVA; Ketia Kellen Araújo da; MACHADO, Leticia Rocha Machado; SONEGO, Anna Helena Silveira. Arquiteturas pedagógicas no ensino remoto emergencial: desafios e inovações. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 53-77.

CARDOSO, Marcélia Amorim. Reinvenções docentes no ensino remoto: narrativas e formação. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 78-111.

CARRIL, Maria da Graça Pimentel et al. Formação de professores em tempo de pandemia: práticas interdisciplinares com uso de tecnologias. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 274-294.

CATAI, Carla Botteon; SCHIAVON, Kauan Taiar; “Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas funciona”: experiências de professores com o ensino remoto na pandemia da COVID-19. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 192-213.

COELHO, Yuri Cavaleiro de Macêdo et. al. COVID-19, ensino remoto e o contexto amazônico: um olhar sobre nossas vivências. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 171-191.

DAHER, Hélio Queiroz; BENITES, Rita de Cássia Ribeiro; BATISTA, Silvana Maria. Ações Pedagógicas Remotas no enfrentamento da pandemia: protocolos da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 379-397.

DIEDRICH, Marlete Sandra; SANTOS, João Ricardo Fagundes dos; OLIVEIRA, Marina de. O professor e o aluno no contexto da pandemia de COVID-19: o fazer educacional na visão dialógica. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 234-254.

GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; NUNES, Célia Maria Fernandes. A docência e o ensino remoto: retratos dos memes da pandemia do covid-19. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p.398-421.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Fake news, pandemia e os multiletramentos digitais. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 686 p.

LEITE, Maria Alzira; MOREIRA, Carla Geralda Leite. Práticas pedagógicas e representações sociais: questões para o cenário da pandemia e pós-pandemia. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 446-464.

LOUREIRO, Célia Regina Machado Jannuzzi, et al. Educação em tempos de pandemia: compartilhando experiências do nosso cotidiano. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 487-504.

MOLIN, Beatriz Helena Dal; OLIZAROSKI, Iara Mikal Holland; REICHERT, Cleuza Maria. Novos tempos, novos seres, novos saberes: uma proposta didático-pedagógica por meio de metodologias ativas no ensino híbrido. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 592-617.

NASCIMENTO, Edna Gama do; SANTOS, Nataly Ferreira Costa dos; CERQUEIRA, Maria Aline Borges Dantas. Educação durante a pandemia: desafios e possibilidades. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 214-233.

PIMENTEL, Carolina Lima; DAMAS, Eduardo Tavares. O uso de Podcast para o ensino de geografia no período da COVID-19: lições para o cenário pós-pandêmico. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 557-575.

REZENDE, Paula Junqueira da Silva; LIMA, Antonio Bosco de. Os impactos da COVID-19 na educação na nova morfologia do trabalho docente no Brasil. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 422-445.

RIBAS, Maria Cristina; WILSON, Victoria. Clausura e liberdade: dialéticas da aprendizagem. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 112-133.

ROSA, Rondon Marques, et.al. Conflitos da mediação tecnológica na pandemia: uma análise sobre o acesso ao aplicativo SME Carioca 2020. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 358-378.

SANTAELLA, Lucia. A aprendizagem não pode parar. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 17-23.

SANTOS, André Luiz dos. Agamben, a pandemia e o silêncio nas universidades. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 134-149.

SANTOS, Genildo Pinheiro; MELO, Gislane Ferreira. Educação Física escolar durante a pandemia: como atuam os professores? In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 317-335.

SILVA, Aparecido Fernando da. et. al. Educação inclusiva e ensino remoto: entraves e possibilidades. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 533-556.

SILVA, Cliciane Magalhaes da; SOARES, Ana Deuza da Silva; ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira. O que esperar quando o inesperado acontece? Reflexões de como a pandemia mudou nossa rotina. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 635-653.

SILVA, Fádia Cristina Monteiro de Oliveira; BRASIL, Judivalda da Silva. Podcast: reduzindo distanciamentos, fortalecendo laços emocionais em tempos de ensino remoto. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 151-170.

SILVEIRA, Danielli Maria Neves da; PARISOTO, Dyeniffer Jessica Bezerra. Pandemia do novo coronavírus e educação: responsabilização das mulheres nas atividades remotas dos(as) filhos(as) no município de Cascavel-PR. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 466-486.

SOUSA, Ângela Maria de Aguiar; CARVALHO; Maria de Lourdes Guimarães de; AGUIAR, Maria Simara de. Inclusão digital em tempos de pandemia: reinventando a arte de lecionar. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 256-273.

SOUZA, Mariana Pinkoski de; HABOWSKI, Adilson Cristiano. Reflexões sobre os desafios da possível educação inclusiva durante a pandemia. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine (Orgs.). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 505-532.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
Cannavô, V., & Suppi Pinto, T. (2021). Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 423-429. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12570