As cidades sem cidadania: a percepção do sujeito perante o espaço público desapropriado da coletividade

Resumo

Este artigo tem como objetivo definir o conceito da percepção como o sujeito representa para si o espaço público numa perspectiva crítica. Este estudo parte da hipótese que a modernidade produz cidades em que o sujeito se encontra desapropriado do território, em espaços antagônicos para o exercício da cidadania. A nossa metodologia se encontra no campo da Filosofia da Educação na perspectiva da hermenêutica, na qual se busca analisar os processos formativos como práticas sociais que determinam uma concepção de mundo em que os sujeitos perdem a sensibilidade perante a vida em cidade, desconstruindo sua cidadania. A principal conclusão do estudo é que a manutenção dos sujeitos na posição não pensante no modo de compreender coletivamente a vida nas cidades decorre da regressão dos espaços coletivos que possam proporcionar-lhe a experiência vivida ao encontrar alguns pontos de fuga do modelo de sociedade alienante.

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Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). E-mail: rrunifei@hotmail.com.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Rodrigues, R. (2021). As cidades sem cidadania: a percepção do sujeito perante o espaço público desapropriado da coletividade . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 331-347. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12611
Seção
Artigos de demanda contínua