As tramas dos processos formativos entre duas narrativas de professores referentes à crise na educação

Resumo

O objetivo deste ensaio é colocar em debate o conceito de crise na educação a partir dos pensamentos de Jorge Larrosa (2004), Jacques Rancière (2022) e Hannah Arendt (2011), os quais colocam em evidência as dificuldades do ensinar e do aprender numa perspectiva emancipatória com igualdade entre os sujeitos. Neste contexto, o espaço escolar é uma oportunidade para que os indivíduos possam ampliar sua experiência de vida para além das formas restritivas do consumo alienante. A metodologia utilizada neste ensaio encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico a Filosofia da Educação, como forma de interpretar os processos formativos entre duas narrativas de professores referentes à crise na educação. A nossa conclusão se refere diretamente em apresentar o espaço escolar como um local para a realização da cidadania em oposição ao modelo da sociedade instrumental, que segmenta a relação do sujeito com o espaço e, primordialmente, com o outro. Essa perda da condição de existir na sociedade com o outro é que caracteriza a perda do vínculo e constitui o nosso conceito de crise na educação. 

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Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Graduação em Educação Física (Unesp/1987)

Mestre em Educação (Unicamp/1997)

Doutor em Educação (Unicamp/2004)

Pós Doutor em Filosofia da Educação (USP/2017)

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Publicado
2023-12-05
Como Citar
Rodrigues, R. (2023). As tramas dos processos formativos entre duas narrativas de professores referentes à crise na educação. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 41-61. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18143
Seção
Artigos de demanda contínua