Mapeamento de metodologias de avaliação de projetos sociais

Resumo

As organizações sociais desenvolvem programas que contribuem para o bem-estar social e o atendimento de lacunas do setor público, ao fomentar o exercício da cidadania de forma direta e autônoma. O conhecimento dos impactos destes programas é fundamental na comunicação com os diferentes stakeholders. Tendo em vista isso, o artigo objetiva mapear as metodologias de avaliação dos impactos de programas sociais a partir de uma pesquisa bibliográfica descritiva-explicativa. No desenvolvimento do trabalho foram consultadas as bases SciELO, Scopus e BDTD no sentido de investigar a produção científica sobre o tema avaliação de programas sociais ao longo dos últimos dez anos. Constatou-se que poucos trabalhos acadêmicos foram desenvolvidos e publicados, assinalando a necessidade de fomentar a cultura da avaliação, especialmente para colaborar com os gestores das organizações durante o processo avaliativo dos impactos dos programas desenvolvidos.

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Biografia do Autor

Patrícia Peres Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP

Mestra em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Supervisora de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil Ltda. E-mail: ptcperes@hotmail.com.

Bruna Angela Branchi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP

Doutorado em Economia Política pela Universitá degli Studi de Pavia (Itália). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC/Campinas. E-mail: bruna.branchi@puc-campinas.edu.br.

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC/Campinas. E-mail: cibelesu@puc-campinas.edu.br.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Peres Rodrigues, P., Branchi, B. A., & Sugahara, C. R. (2021). Mapeamento de metodologias de avaliação de projetos sociais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 361-384. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12612
Seção
Artigos de demanda contínua