Depois da chuva que se planta: educação do campo, ensino médio técnico e de direito

Resumo

Este texto constitui uma breve revisão de literatura, que surgiu a partir da necessidade da situação de um novo estudo dentro da temática da Educação do Campo. A seleção dos artigos, em repositórios acadêmicos, teve início em 2020. Os temas para a coleta de material para a análise foram: Educação do Campo, Ensino Médio, Ensino Técnico e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. O recorte teórico-conceitual é de inspiração crítico-social. As publicações convergem para o entendimento de que: a) não é possível falar em Educação do Campo sem entendê-la como resultado de lutas decanas, que emergiram no MST; b) as garantias constitucionais para a democratização do ensino requerem novas letras na lei, escritas, que de fato garantam especificidades para os jovens do campo; c) o Ensino Técnico na escola do campo, mais do que necessário, é uma oportunidade ímpar para a melhoria das condições de vida no campo, que tende a valorizar a identidade desse estudante, que é singular. 

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Biografia do Autor

Louise Löbler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Licenciada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/ITERRA). Educadora no Instituto Josué de Castro-Viamão, RS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Profissional (PPGED-MP) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). E-mail: louise-lobler@uergs.edu.br. 

 

Maria Schefer, Uergs e IFRS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Profª. Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Unidade Litoral Norte (UERGS). E-mail: maria-schefer@uergs.edu.br.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Löbler, L., & Schefer, M. (2021). Depois da chuva que se planta: educação do campo, ensino médio técnico e de direito. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 69-84. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12667