Notas introdutórias sobre a sociologia configuracional de Norbert Elias

Resumo

Neste artigo revisitamos algumas das principais obras de Norbert Elias com objetivo de apresentar notas introdutórias à sua sociologia configuracional, enfatizando a originalidade e a consistência teórica de seu método e teoria do conhecimento para o estudo de objetos e das relações sociais. Para tanto, sistematizamos a apresentação do estudo em quatro momentos, a saber: introdução; considerações sobre o método; principais conceitos; e considerações finais. Respectivamente, apresentamos elementos sobre a vida e a obra do sociólogo, em seguida, as principais características do método e os conceitos mais importantes desenvolvidos e utilizados pelo autor, para finalmente, apresentar uma síntese conclusiva com destaque ao legado de sua sociologia para o campo acadêmico, em especial a superação da dicotomia indivíduo e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Minuzzi de Souza, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. PPGDEF/UFPR. Professor do Instituto Federal Catarinense. Integrante do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS).

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

possui graduação em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado em Sociologia do Esporte pela West Virginia University/USA (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, voleibol, educação física, sociologia do esporte e história do esporte. Atua nos programas de pós-graduação, nível de mestrado e doutorado, respectivamente nos departamentos de Educação Física e de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Coordena o grupo de pesquisa CEPELS/Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade/UFPR, cadastrado no CNPq. Foi presidente da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte/ALESDE (2014-2018). É Editor-Correspondente da International Review for the Sociology of Sport/IRSS - Revista da International Sociology of Sport Association/ISSA e foi membro do Editorial Board do Journal of Sport Sociology/JSS da North American Society of Sport Sociology/NASSS. Foi Editor-chefe da JLASSS/Revista da ALESDE (2010-2014) e membro do Extended Board da International Sociology of Sport Association/ISSA (2012-2019). É pesquisador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva/UFPR/Ministério da Cidadania/Brasil.

Referências

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Volume 1 - uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2. Ed., 2011.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Volume 2 – formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001b.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 1980.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A Busca pela Excitação. Lisboa: Difel, 1992.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, Johan L. Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2000.

FERREIRA, Fernando Dandoro Castilho; SOUZA, Juliano de; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. O processo de difusão do Kung Fu no Ocidente: entre o sentido de perda e a inevitabilidade da perda do sentido. Revista Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 13-27, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p13/34501 Acesso em: 20 de nov. de 2020.

LANDINI, Tatiana Savoia. A sociologia processual de Norbert Elias. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador - Tecnologia e Civilização, 2005, Ponta Grossa - Paraná. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2005a. Disponível em:http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/mesa_debates/art27.pdf Acesso em: 20 de nov. de 2020.

LANDINI, Tatiana Savoia. Horror, honra e direitos: violência sexual contra crianças e adolescentes no século XX. Tese (Doutorado em Sociologia) FFLCH/ USP, São Paulo, 2005b. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11012006-194947/publico/TatianaSavoiaLandini-Doutorado.pdf Acesso em: 20 de nov. de 2020.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Minuzzi de Souza, D., & Marchi Júnior, W. (2021). Notas introdutórias sobre a sociologia configuracional de Norbert Elias. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 8-23. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12696