Transtorno do espectro autista e educação inclusiva: revisão integrativa de literatura

Resumo

Este artigo objetiva investigar o estado atual de discussões nacionais sobre a educação inclusiva de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura para adentrar o que artigos teóricos e empíricos, publicados em 2016-2021 e indexados nas bases SciELO, PePSIC e BVS-Psi, discutem sobre a inclusão educacional de estudantes com autismo. Foram encontrados 58 artigos; após aplicar os critérios de inclusão/exclusão, foram selecionados 10 estudos lidos na íntegra. Os resultados foram categorizados em três eixos que tratam assuntos relacionados à educação inclusiva com autistas, a saber: formação continuada do professor na inclusão escolar no TEA, que aponta a necessidade de os professores estarem em constante processo de desconstrução de ideias e práticas pautadas na despotencialização do estudante; ferramentas utilizadas na inclusão escolar no TEA, cujos aspectos relevantes estão vinculados ao ambiente da escola, a relação estabelecida entre professor, estudante e seus pares, a ludicidade e o estudo da matemática; desafios da inclusão escolar no TEA, que trata da dificuldade em relação ao ensino, da pouca proximidade dos educadores com a questão do diagnóstico e as barreiras atitudinais por parte deles. Conclui-se que os estudos integrados estão direcionados para práticas mais humanizadas, acolhedoras, compreensivas e inclusivas em quaisquer ambientes que garantam educação para todos.

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Biografia do Autor

José Antônio dos Santos Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Psicologia pela UniFANOR. Bolsista da FUNCAP.

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado
2023-12-05
Como Citar
dos Santos Filho, J. A., & Coelho Castelo Branco, P. (2023). Transtorno do espectro autista e educação inclusiva: revisão integrativa de literatura. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 321-337. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18704
Seção
Artigos de demanda contínua