A curricularização da extensão: análise de uma experiência no curso superior de tecnologia em Design de Moda

Resumo

A estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), a Resolução CNE/CES nº 7, de 2018 e a Resolução nº 40 de 2016 CONSUP/IFSC tratam da inclusão de 10% da carga horária em extensão nos currículos dos cursos superiores, materializando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Considerando essas normativas, busca-se neste trabalho analisar uma experiência desenvolvida em uma unidade curricular do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFSC- Araranguá, a fim de contribuir com uma proposta de curricularização da extensão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa-ação. Os resultados do trabalho e as vozes dos estudantes ouvidos sinalizam para a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação profissional e cidadã dos sujeitos que passam pela educação superior.

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Biografia do Autor

Letícia Cunico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Administração (UFSC). Afiliação institucional: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Afiliação institucional: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Cunico, L., & Bortolanza Spessatto, M. (2022). A curricularização da extensão: análise de uma experiência no curso superior de tecnologia em Design de Moda. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 282-300. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.14671
Seção
Artigos de demanda contínua