A curricularização da extensão: análise de uma experiência no curso superior de tecnologia em Design de Moda
Abstract
A estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), a Resolução CNE/CES nº 7, de 2018 e a Resolução nº 40 de 2016 CONSUP/IFSC tratam da inclusão de 10% da carga horária em extensão nos currículos dos cursos superiores, materializando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Considerando essas normativas, busca-se neste trabalho analisar uma experiência desenvolvida em uma unidade curricular do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFSC- Araranguá, a fim de contribuir com uma proposta de curricularização da extensão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa-ação. Os resultados do trabalho e as vozes dos estudantes ouvidos sinalizam para a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação profissional e cidadã dos sujeitos que passam pela educação superior.
Downloads
References
AIZPUN, Miguel; SANDINO, Diego; MERIDENO, Inaki. Developing students' aptitudes through University-Industry collaboration. Ingeniería e investigación, v. 35, n. 3, p. 121-128, 2015.
ALLAIN, Olivier; WOLLINGER, Paulo; GRUBER, Crislaine. Por uma nova formação docente na educação profissional. V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2019. p. 323-332.
ALMEIDA, Sinara Monica Vitalino de; BARBOSA, Larissa Marcelle Vaz. Curricularização da extensão universitária no ensino médico: o encontro das gerações para humanização da formação. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 672-680, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 17 fev. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20
dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Legislação Federal
e Marginália, 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 17 fev. 2021.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001.
Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Legislação Federal e
Marginália, 2001. Brasília, DF: Presidência da República, 2001. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em 20 jan. 2021.
BRASIL. Lei Nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Legislação Federal e Marginália, 2008. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm Acesso em: 28 de fev. 2021
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá
outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 25 jul.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES Nº 608 de 03 de outubro de 2018.
Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Brasília, DF: MEC,
a. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2651/parecer-cne-ces-n-608.
Acesso em: 25 agosto 2021.
BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a
Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá
outras providências. Brasília, DF: Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de
Educação, 2018b. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em 28 fev. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CES Nº 1, de 29 de dezembro de 2020. Dispõe sobre prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) durante a calamidade pública provocada pela pandemia da COVID-19. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ces-n-1-de-29-de-dezembro-de-2020-296893578 Acesso em 20 de jan. 2021.
CONIF. Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2020. Disponível em: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3704-conif-estabelece-diretrizes-para-a-curricularizacao-da-extensao-na-rede-federal?Itemid=558. Acesso em: 20 de jan. 2021.
COSTA, Aryana Lima. A extensão na formação de profissionais de história. Revista Brasileira de História, v. 30, n. 60, p. 35-53, 2010.
DALMOLIN, Bernadete Maria; VIEIRA, Adriano José Hertzog. Curricularização da extensão: Potências e desafios no contexto da gestão acadêmica. In: EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, PUCPR. 2015. p. 7186-7201.
DE CAMILLONI, Alicia WR. La integración de la participación de los estudiantes en proyectos de extensión como componente del currículo universitario. InterCambios. Dilemas y transiciones de la Educación Superior, v. 7, n. 1, 2020.
FARAONI, Monica et al. Exploring e-loyalty Antecedents in B2C e-Commerce. British Food Journal, 2019.
FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina. Indicadores do Observatório FIESC - dados consolidados anualmente da RAIS (Registro Anual de Informações Sociais). 2019. Disponível em: https://observatorio.fiesc.com.br/indicadores/empregos Acesso em: 01 de out. 2020.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em:
https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 22 maio 2021.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FRUTUOSO, Tomé de Pádua; JULIANI, Douglas Paulesky. Caminhos para a curricularização da extensão: Ações no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Curitiba: CRV, 2020.
GAVIRA, Muriel de Oliveira; GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 2, p. 395-415, 2020.
GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. Métodos de Pesquisa. UFRGS, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/52806/000728684.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 11 fev. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 173 p. ISBN 9788597012613.
IEMI (Inteligência de Mercado). Mercado, conjuntura atual e estimativas futuras Têxteis, Vestuário e Cameba. Dezembro 2020. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/embed/view/c7LnvofUElyiHqQ5. Acesso em: 15 jan 2021
IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina. Resolução nº 61/2016 CONSUP/IFSC. Regulamenta as Atividades de Extensão no IFSC. Disponível em: http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/consup_resolucao61_2016_extensao.pdf Acesso em: 28 de fev. 2021
IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina. Resolução CONSUP Nº 40, de 29 de agosto de 2016. Aprova as diretrizes para inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação do IFSC e dá outras providências. Disponível em: http://cs.ifsc.edu.br/portal/index.php?option=com_content&view=section&id=6&layout=blog&Itemid=21 Acesso em: 28 de fev. 2021
IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC 2020-2024. 2020. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/pdi-2020-2024 Acesso em: 28 de fev. 2021.
IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá. Ministério da Educação. PPC do curso superior de tecnologia em design de moda. 2014. Disponível em:
https://drive.google.com/drive/folders/0B6u-xoZB7RpudXNGdW1lS2dmYTQ. Acesso em: 12 jun. 2019.
SANTOS, Neri dos. Fundamentos teóricos de gestão do conhecimento [recurso eletrônico on-line]. Florianópolis: Pandion, 2020
TNSUL. Nova diretoria assume Núcleo de Moda Sul Catarinense. Disponível em: https://tnsul.com/2017/geral/nova-diretoria-assume-nucleo-de-moda-sul-catarinense/ Acesso em: 11 nov. 2021.
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.