O processo de emancipação do ser humano sob o foco de três diagnósticos de época

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e construir reflexões sobre o processo de emancipação do ser humano sob o foco de três diagnósticos de época: Iluminismo em Kant; Esclarecimento em Adorno e Horkheimer; e Ecologia de saberes em Santos. Para tanto, realizar-se-á o exercício de pensar sobre o conhecimento levando em consideração maneiras distintas de vê-lo. Em concomitância, procurar-se-á indicar quais são as potencialidades, lacunas e desafios que podem ser pensados para a construção de potenciais emancipatórios através de uma educação científica crítica, que impulsionem a formação de sujeitos críticos e autônomos e o exercício da consciência de estar no mundo e com o mundo. Pode-se dizer que Kant, Adorno e Horkheimer e Santos percebem o conhecimento conforme suas perspectivas filosóficas; a kantiana que valoriza o sujeito e o uso da razão, a crítica dos filósofos da Escola de Frankfurt e a pluralidade de saberes proposta por Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefania Fachina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela UFSCar. Graduada em Ciências Sociais pela UFSCar. 

Referências

DORNO, Theodor. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, Coleção Leitura, 2002.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Capítulo I: O conceito de esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Textos Seletos. 2. ed. Trad. Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, 2007.

Publicado
2022-05-27
Como Citar
Fachina, S. (2022). O processo de emancipação do ser humano sob o foco de três diagnósticos de época. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 379-390. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14776