Prevenção à violência sexual infantil: um relato sobre as ações desenvolvidas com trabalhadores da educação em um município de pequeno porte em alusão ao 18 de maio

Resumo

O presente artigo é fruto do relato de experiência das intervenções desenvolvidas pela rede de proteção à violência, composta por profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação de um município de pequeno porte do Estado do Paraná, em relação à data de 18 de maio, que representa o dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As intervenções ocorreram em formato de capacitação, abrangendo professores e funcionários atuantes na rede de ensino infantil e fundamental do município. As ações realizadas representaram uma forma de sensibilizar a sociedade, desmistificando pré-conceitos e possibilitando maior número de denúncias e consequentemente atendimento especializado às vítimas de violência infantil. Espera-se que o investimento em capacitações continuadas dos atores diretamente ligados ao atendimento de crianças e adolescentes possa se constituir como fator de proteção a esta população, contribuindo com o aumento das denúncias e consequente diminuição de violações de direitos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Huçalo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati - PR

Mestranda em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Daniela Cecilia Grisoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Claudio Shigueki Suzuki, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati - PR

Doutor em Ciências pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Huçalo, A. P., Grisoski, D. C., & Suzuki, C. S. (2022). Prevenção à violência sexual infantil: um relato sobre as ações desenvolvidas com trabalhadores da educação em um município de pequeno porte em alusão ao 18 de maio. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 263-274. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14806