Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil

Resumo

Neste artigo, para analisarmos os modos como os estudos recentes sobre professores homens da Educação Infantil abordam o conceito de gênero, partimos da seguinte indagação: como esse conceito tem sido abordado em estudos sobre a presença e/ou a ausência de professores do sexo masculino nesta primeira etapa da Educação Básica? O corpus de análise compreende os artigos que compõem o dossiê temático Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências, publicado no ano de 2020, pela Revista Zero-a-Seis – periódico de circulação nacional que publica textos com resultados de pesquisas da área. Por meio de análise de conteúdo, identificamos o emprego do conceito de gênero a partir de três modos distintos: i) como marcador da diferença entre mulheres e homens, ii) na perspectiva de instrumento de análise das relações entre mulheres e homens, iii) na acepção de conceito relacional. Nessas análises, evidenciamos vários equívocos no emprego do conceito de gênero, com destaque para a necessidade de aprimoramento conceitual nos estudos e pesquisas sobre professores homens na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte - MG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Docente do Departamento de Administração Escolar (DAE) da FaE/UFMG; integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da FaE/UFMG. Bolsista Produtividade nível 2 do CNPq.

Marcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC/EED. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).

Joaquim Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Prefeitura de Belo Horizonte - MG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor da Educação Básica na Rede Municipal de Belo Horizonte e na Rede Estadual de Minas Gerais.

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Santos, S. V. S., Buss-Simão, M., & Ramos, J. (2022). Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 53-73. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14989