A percepção de estudantes frente às novas demandas educacionais no contexto pandêmico: um estudo de caso no estado do Rio Grande do Sul
Resumo
O presente artigo busca evidenciar a percepção de jovens estudantes da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul sobre a implementação e o desenvolvimento do ensino-remoto emergencial, à luz da efetivação do direito à educação no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como estratégia metodológica na produção de dados, fora utilizado o estudo de caso na sua abordagem qualitativa junto ao instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo analítico se deu pela análise textual discursiva. Os resultados apontam para o complexo cenário de efetivação do direito à educação por parte do poder público, a proposta do ensino-remoto emergencial, pelo olhar do alunado, não considerou elementos como o acesso as tecnologias e as novas demandas do mundo do trabalho no cenário pandêmico na interface com o emergente paradigma educacional, de forma a potencializar vulnerabilidades e desigualdades presentes no espaço escolar.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Educação Remota: Entre a Ilusão e a Realidade. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/lmlSeYZ Acesso em: 20 jun. 2021.
BRASIL. Constituição Federal 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://cutt.ly/umlA1mc Acesso em: 20 jun. 2021.
BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://cutt.ly/WmlA2Ya Acesso em: 20 jun. 2021.
BRASIL. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://cutt.ly/JUEyxaP Acesso em: 28 dez. 2021.
CERVO, Amado Luiz.; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
FONTOURA, Julian. A efetivação do direito à educação com qualidade social: o início do contexto pandêmico no estado do Rio Grande do Sul na percepção de gestores escolares. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 3, p. 1072-1089, set./dez. 2021.
FONTOURA; Julian. A Gestão da Educação Superior em Contextos Emergentes: A Perspectiva dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Tecnologia do IFRS – Campus Porto Alegre. 204 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
GZH Política. Após 57 dias, professores estaduais encerram greve. Magistério – Matéria 14/01/2020. Disponível em: https://cutt.ly/KmlSvLu Acesso em: 21 dez 2021.
HAGUETTE, Tereza Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. O Direito à Educação no Contexto da Pandemia (Covid-19) no Brasil: Projetos de Formação em Disputa. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 94-117, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/5mlSQxz Acesso em 20 jun. 2021.
KUBOTA, Luis Claudio. A Infraestrutura Sanitária e Tecnológica das Escolas e a Retomada das Aulas Em Tempos de Covid-19. Nota Técnica n. 70. Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 2020.
LUNARDI, Nataly Moretzsohn Silveira Simões et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://cutt.ly/EUYXyrM Acesso em 20 jun. 2021.
MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, v. 34, n. 73, p. 262-280, 2021. Disponível em: https://cutt.ly/TUYXshK Acesso em 20 jun. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Conceito de Metodologia de Pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 15ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, nº. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://cutt.ly/LUYXbkG Acesso em 20 jun. 2021.
MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
OLIVEIRA, Thamires Maia Paula. Dificuldades de aprendizagem e a pandemia: agravamento ou evidenciamento da dificuldade já existente? Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 5, p. 885–892, 2021. Disponível em: https://cutt.ly/yUYXT82 Acesso em 20 jun. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavirus disease (COVID-19): Situation Report – of 20 October 2021. World Health Organization, p. 1-24, 2021.
PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional, v.11, n. 1 p. 20-31, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/WUYXGpL Acesso em 20 jun. 2021.
RIO GRANDE DO SUL, Conselho Estadual de Educação. Parecer nº 01/20. Orienta as Instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino sobre o desenvolvimento das atividades escolares, excepcionalmente, enquanto permanecerem as medidas de prevenção ao novo Coronavírus – COVID-19. Porto Alegre, DOE, ano LXXVIII, nº 55, 2020a.
RIO GRANDE DO SUL, Decreto nº 54.875, de 21 de novembro de 2019. Fixa normas gerais para o calendário escolar da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020. Disponível em: https://cutt.ly/umlSSGL Acesso em 1 jul. 2021.
RIO GRANDE DO SUL, Decreto nº 55.118, de 16 de março de 2020b. Estabelece medidas complementares de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) no âmbito do Estado. Disponível em: https://cutt.ly/FmlSD0z Acesso em 1 jul. 2021.
RIO GRANDE DO SUL, Decreto nº 55.154, de 1 de abril de 2020c. Reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Disponível em: https://cutt.ly/0mlSGyA Acesso em 1 jul. 2021.
RIO GRANDE DO SUL, Decreto nº 55.220/20, de 30 de abril de 2020d. Altera o Decreto nº 55.154, de 1º de abril de 2020, que reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Disponível em: https://cutt.ly/VmlSHP8 Acesso em 1 jul. 2021.
RIO GRANDE DO SUL, Decreto nº 56.171, de 29 de outubro de 2021. Estabelece as normas aplicáveis às instituições e aos estabelecimentos de ensino situados no território do Estado do Rio Grande do Sul, conforme as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) de que trata o Decreto nº 55.882, de 15 de maio de 2021, que institui o Sistema de Avisos, Alertas e Ações. Disponível em: https://cutt.ly/JUEumpb Acesso em 1 jul. 2021.
RIO GRANDE DO SUL, Secretaria Estadual da Saúde. Confirmado o primeiro caso de novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Comunicação – Notícias: 10/03/2020e. Disponível em: https://cutt.ly/ymlSJ1Z Acesso em 02 jul. 2021.
SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos.; GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, p.13-59, 2013.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
UNA-SUS, Ministério da Saúde. Coronavírus: Brasil confirma primeiro caso da doença. Disponível em: https://cutt.ly/FmlSLWC Acesso em 07 jul. 2021.
ZAJAC, Danilo. Ensino remoto na Educação Básica e COVID-19: um agravo ao Direito à Educação e outros impasses. EPUFABC, 2020.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.