A percepção de estudantes frente às novas demandas educacionais no contexto pandêmico: um estudo de caso no estado do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo busca evidenciar a percepção de jovens estudantes da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul sobre a implementação e o desenvolvimento do ensino-remoto emergencial, à luz da efetivação do direito à educação no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como estratégia metodológica na produção de dados, fora utilizado o estudo de caso na sua abordagem qualitativa junto ao instrumental das entrevistas semiestruturadas. Já o processo analítico se deu pela análise textual discursiva. Os resultados apontam para o complexo cenário de efetivação do direito à educação por parte do poder público, a proposta do ensino-remoto emergencial, pelo olhar do alunado, não considerou elementos como o acesso as tecnologias e as novas demandas do mundo do trabalho no cenário pandêmico na interface com o emergente paradigma educacional, de forma a potencializar vulnerabilidades e desigualdades presentes no espaço escolar. 

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS). Desenvolve pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior, Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional.

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Fontoura, J. S. D. de Ávila. (2022). A percepção de estudantes frente às novas demandas educacionais no contexto pandêmico: um estudo de caso no estado do Rio Grande do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 275-290. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15004