Homens na educação infantil: gênero como marcador da condição docente

Resumo

Com base nos estudos de Gênero e Infância, Educação Infantil e na experiência de um dos autores como professor da etapa inicial da educação básica, este texto discute gênero como um marcador da condição docente no início da vida escolar. Entende-se gênero como uma construção cultural, relacional, política e temporal, que afeta a docência nos ambientes escolares, problematiza a ausência de professores homens junto às crianças pequenas. Argumenta-se que, embora ser homem constitua uma barreira para a inserção e permanência em instituições que ofertam a Educação Infantil, por outro lado, a presença de professores do sexo masculino pode contribuir para um alargamento de modos de sociabilidade e subjetividade comprometidos com a ruptura de relações de desigualdade de gênero desde essa etapa educativa, possibilitando a construção de percursos menos sexistas e mais igualitários na escola e na vida.

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Biografia do Autor

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Pedagogia pela UFCG. Está vinculado ao Grupo de estudos e pesquisas Infâncias, Educação Infantil e contextos plurais (GRÃO - UFCG), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI - UFPB) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Homens, Masculinidades e Educação (HOME).

Kátia Patrício Benevides Campos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Integra o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade. 

Maria Eulina Pessoa Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa - PB

Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha. Doutorado em Educational Policy Curriculum And Teaching pela Michigan State University. Professora titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. Bolsista de produtividade CNPq.

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Souza, R. G. P. de, Campos, K. P. B., & Carvalho, M. E. P. (2022). Homens na educação infantil: gênero como marcador da condição docente. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 123-138. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15010