O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo

  • Mauricio Sousa Unicamp/SMESP

Resumo

O discurso da performatividade é caracterizado pelo uso dos dados dos exames externos que influenciam as políticas educacionais brasileiras desde os anos 2000. Neste texto, é analisado como esse discurso pauta a política de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) no período de 2005 a 2017. Por meio da análise do discurso de documentos produzidos por essa secretaria, observou-se que o foco da formação continuada é a melhoria no desempenho e das metas de indicadores externos. Concomitantemente à análise documental, realizou-se o levantamento do desempenho dos estudantes dessa rede, na Prova Brasil, durante esse período. Concluiu-se que não existe uma relação direta entre a formação continuada oferecida pela SMESP e a melhoria (ou não) no desempenho dos estudantes; porém, evidencia-se que essa formação reproduz o discurso da performatividade em oposição à valorização do profissional reflexivo, dos contextos escolares e da formação humana.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Sousa, M. (2023). O discurso da performatividade e a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 41-58. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15339
Seção
Artigos de demanda contínua