Linn da Quebrada: a importância do narrar-se para a constituição identitária no imaginário social
Resumo
Este trabalho versa sobre a importância da vida e obra de mulheres como Linn da Quebrada, que, por meio de sua existência e resistência, evidencia a pluralidade das existências e de todos os modos de vida. Trata-se de uma análise de literatura, que revisa e perpassa teoricamente autores da literatura, história, cultura e mídia. A partir de autores como Roque Laraia, Homi Bhabha e Edward Said, faz-se uma análise crítica a respeito de como Linn da Quebrada narra-se na sociedade atual, enquanto mulher, negra, transexual, rapper e militante, colocando-se enquanto precursora de sua carreira e da narrativa de sua obra e existência e constituindo no imaginário social sua identidade, que transgride os padrões de sexo, gênero e afetividades. Considera-se que é de extrema importância social essa narrativa identitária, tanto para o cenário nacional quanto para a construção de possíveis, que servem de inspiração a crianças e jovens que buscam algum acolhimento neste contexto de constantes retrocessos e ataques às vidas não padronizadas em que vivemos.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi. O entrelugar das culturas. O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses. Org. de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, p. 309-326, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. 6.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. V. 1. A vontade de saber.
FROEHLICH, Neila Salete Gheller. CASSIRER, Ernest. Linguagem e Mito. Tradução de J. Guinsburg, Mirian Scahnaiderman. São Paulo: Perspectiva, 2009. Revista ECOS, v. 11, n. 2, 2011.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 21º edição. Rio de Janeiro, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Editora Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Jose Luiz. O que é cultura. Brasiliense, 2017.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. Ubu Editora LTDA-ME, 2018.
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.