Governança educacional em um dos epicentros da pandemia

Resumo

O cenário pandêmico é tomado à análise neste artigo com foco no campo educacional e nas transformações e desafios enfrentados pelas escolas de Educação Básica. Com o objetivo de analisar as tensões pendulares entre suspensão e retorno das aulas presenciais no estado do Amazonas nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, o artigo retraça a governança educacional no primeiro semestre de 2020. A partir da Sociologia da Ação Pública, demonstramos: as principais consequências da pandemia sobre a educação; a complexa teia de governança educacional em tempos de pandemia; e as lutas por hegemonia a partir dos movimentos entre suspensão e retorno presencial das aulas nas escolas do Amazonas.

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Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da UNiversidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permamente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (Bolsa Erasmus Mundus), com Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Roberth Cavalcante Aragão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em arquitetura e urbanismo (UNINILTON LINS), atualmente é professor instrutor de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento industrial - SENAI - DR-AM. Mestrando do Programa de Pós graduação em Educação (UFAM), Bolsista FAPEAM e integrante do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM).

Caroline Oliveira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Participou com Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como instituição de fomento CAPES e atualmente voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Miriane Feitoza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do curso de Pedagogia da UFAM, Bolsista CAPES/PIBID/UFAM (2018-2020), Bolsista PIBIC/UFAM (2020-2021), Bolsista PIBIC/CNPq (2021-2022), pesquisadora em Educação nas especialidades Avaliação, Juventude e Ensino Médio.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Ferreira da Silva, C., Cavalcante Aragão, R., Oliveira da Silva, C., & Feitoza dos Santos, M. (2023). Governança educacional em um dos epicentros da pandemia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 126-143. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.15684
Seção
Artigos de demanda contínua