Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza

Resumo

O artigo em tela trata das experiências vivenciadas por discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (Campus Altamira), no primeiro Estágio Supervisionado, em uma escola do campo no município de Uruará, Pará. O objetivo geral é refletir sobre os reflexos do Estágio Supervisionado no processo formativo dos discentes do curso de Educação do Campo. Os objetivos específicos são: a) relatar a experiência de estágio de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e b) refletir sobre o fazer, o saber e o sentir docente a partir das experiências de estágio apresentadas. Além do levantamento bibliográfico atinentes ao tema, foram analisados os relatórios do Estágio Supervisionado I de três discentes do supracitado curso. A partir desses relatórios foi elaborado um quadro síntese sobre as percepções dessas discentes acerca do fazer, o saber e o sentir docente que constam no Guia do Estágio do curso. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que, apesar das diferentes adversidades encontradas no campo de estágio, dentre elas, a infraestrutura, falta de recursos ou de diálogo entre os estagiários e os professores regentes, os pensamentos dos discentes estão alinhados com os referencias teóricos, tanto da proposta formativa do estágio quanto do curso, demarcando um amadurecimento na prática docente desses alunos.

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Biografia do Autor

Tayse Rocha de Carvalho Soares, Secretaria Municipal de Educação de Uruará, Pará.

Licenciada em Educação do Campo – ênfase em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora contratada da rede municipal de ensino de Uruará, Pará.

Marcos Formigosa, Universidade Federal do Pará - Campus Altamira

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Professor Adjunto da Faculdade de Etnodiversidade, Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Carla Giovana Souza Rocha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Faculdade de Etnodiversidade, Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Renan Rodrigues do Vale, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Substituto da Faculdade de Educação, Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará, com atuação no curso de Licenciatura em Pedagogia.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Soares, T. R. de C., Formigosa, M., Rocha, C. G. S., & Vale, R. R. do. (2023). Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 75-98. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.15960
Seção
Artigos de demanda contínua