Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações que abordam a temática Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Química em quatro bases de dados: Periódicos CAPES, Biblioteca Científica Online - SciELO, Redalyc (biblioteca digital de acesso aberto online) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e, sobretudo, quais os tipos de abordagens para as QSC. Trata-se de uma pesquisa que se aproxima do estado do conhecimento, e como objeto de estudo contou com 15 textos selecionados para uma análise aprofundada sobre as QSC. Ao analisar os dados obtidos ficou evidente que as QSC no Ensino de Química é uma temática relativamente nova e que ainda existem muitos limites e desafios para se trabalhar com as QSC. Entretanto, observou-se que essa abordagem favorece o diálogo, a argumentação, o desenvolvimento do pensamento crítico, e este leva ao desenvolvimento do conhecimento científico, além de favorecer a formação para a cidadania voltada para questões éticas, morais, econômicas, ambientais e proporciona o ensino contextualizado com a realidade do estudante.

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Biografia do Autor

Jéssica de Oliveira Andrade Borges, IFMT

Mestranda do programa de pós-graduação PPGEn – IFMT/UNIC.

Ana Cláudia Tasinaffo Alves, IFMT

Doutora m Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
de Oliveira Andrade Borges, J., & Tasinaffo Alves, A. C. (2023). Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 375-393. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.16461
Seção
Artigos de demanda contínua