O tempo para pedagogos-mestrandos em ensino: compreensões em evidência

  • Ana Camila de Andrade
  • João Carlos Pereira de Moraes UTFPR
  • Ana Lúcia Pereira

Resumo

A partir de reflexões sobre o tempo no ensino, percebe-se a figura essencial do professor na formação do indivíduo. Ao analisar as compreensões desse conceito pelos professores, procurou-se refletir sobre a influência dessas concepções para o cotidiano escolar. Nesse sentido, para compor esse estudo, apresenta-se como objetivo geral analisar as compreensões de professores-pedagogos, mestrandos de um programa de Ensino de Ciências, sobre o conceito de tempo. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram produzidos por meio de entrevistas, realizadas via Skype. Vale ressaltar que os sujeitos pertencem a um Programa de Mestrado em Ensino na cidade de Ponta Grossa, Paraná. No levantamento das significações, foram apontados pré-indicadores, que mais tarde foram relacionados em indicadores, para então compor o processo de núcleos de significação, que são os seguintes: (1) o tempo e a ação e compreensão humana: que aborda os aspectos da ação humana, as dificuldades e o pensamento no futuro; (2) percepções pessoais sobre o tempo: que traz as compreensões de cada indivíduo; e (3) aspectos filosóficos na conceituação do tempo: que traz percepções mais abrangentes sobre o tema, que influenciam na sociedade. Concluiu-se que as compreensões dos professores são baseadas no tempo cronológico, trazendo sua influência para o ensino.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Andrade, A. C. de, Moraes, J. C. P. de, & Pereira, A. L. (2023). O tempo para pedagogos-mestrandos em ensino: compreensões em evidência. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 99-125. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.16567
Seção
Artigos de demanda contínua